segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A transformação espiritual ativa e verdadeira


A transformação espiritual ativa e verdadeira foi tema da ministração do apóstolo Estevam Hernandes neste sábado, 5 de agosto, durante a Ceia de Oficiais do mês de agosto. Ele leu o texto que está em Mateus 17.1-9 e ensinou como podemos ser participantes da natureza divina de Cristo, uma pessoa que viva verdadeiramente no Espírito.

“Jesus levou Pedro, João e Tiago a um monte, que era o monte da transfiguração. Eles representavam os 12 apóstolos e tiveram o poder momentâneo de enxergar seu corpo em glória. Jesus também mostra a eles Elias e Moisés, que representavam os ministérios apostólicos. Jesus estava mostrando algo espiritual, que o Espírito não muda. Quando nos convertemos, há transformação na alma e na mente, mas não no espirito, este é avivado”, afirmou o apóstolo.

“É isso eu Paulo nos fala em 2ª Coríntios 4.16, por isso não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

Veja a seguir os principais trechos da ministração do apóstolo:

Davi, no Salmo 51, pede a Deus que renove seu espírito. O espírito precisa desta renovação constante. A transformação é a mudança da essência pecaminosa para a essência santificada, como está em 1ª Coríntios 15.4-8.

Por isso, o novo nascimento sempre vai nos levar a uma verdadeira transformação. Temos que buscar vivê-la para que não sejamos apenas mudados na alma. Existe a natureza humana e a natureza divina, que é nossa essência espiritual.

Quando temos a visão do ser espiritual há um entendimento que temos que mudar nossa essência carnal pela espiritual. Isso se chama transformação. Nós temos alguns exemplos de homens que não conheceram sua essência espiritual e tiveram um final de destruição nas suas vidas:

1º) Gideão não tinha a essência espiritual, ele apenas tinha o convencimento que era um guerreiro. Ele viu a ação de Deus e viveu milagres, mas na sua essência continuou sendo um homem pequeno e covarde. Ele não buscou sua essência espiritual (Juízes 8.23-27). Ele viveu um tempo de paz, mas deixou um legado de morte que matou todos os seus filhos, ou seja, não teve herança na terra. Deus o chamou para ser o líder de Israel, mas ele fugiu do seu chamado. O inimigo destruiu toda sua família. O que mantém sua vitória é sua essência espiritual. Muitos servem a Deus no seu intelecto, mas não no seu espírito;

2º) Sansão é outro exemplo. Ele tinha uma unção sobre sua vida, mas não conseguiu se transformar em um ungido do Senhor. Ele anda um tempo com Deus, mas não encontrou sua essência espiritual (Juízes 16.30). Um homem separado, fruto de uma palavra profética, mas que se entregou à prostituição e à manipulação demoníaca. Ele nunca foi aquilo que Deus havia colocado na sua essência;

3º) Judas (João 12.6). Judas era um ladrão e não um apóstolo. Todos os apóstolos foram transformados na sua essência espiritual. Mas Judas não, ele nunca deixou de ser um ladrão. Ele não andou com Jesus do mesmo jeito que os outros? E ele era o tesoureiro do ministério de Jesus... Porque Jesus deixou que ele fosse o tesoureiro? Jesus lhe deu a oportunidade de deixar de ser ladrão, mas ele não conseguiu ser apóstolo. Temos que ser transformados não somente na nossa alma, mas na essência que é fazer morrer nossa natureza terrena (Colossenses 3.3-5).

Quando o diabo percebe que você não tem essa essência espiritual, ele fica te rodeando para que você caia nas suas armadilhas. Quando somos transformados na essência somos verdadeiramente filhos de Deus, apostólicos identificados no espírito com Cristo. Mas eu te pergunto: seu velho homem verdadeiramente morreu? Sua natureza humana morreu, você tem que viver de maneira transformada. Muitas vezes nossa natureza carnal sufoca nossa natureza espiritual, mas temos que ser novas criaturas. Está na hora de nos levantarmos cheios do poder do Espírito Santo de Deus.

Temos que deixar que essa essência nos faça homens e mulheres diferentes, dos quais o mundo não é digno! Queremos muitas vezes ser servos de Deus e alimentar nossa carne. E alimentar nossa carne é ser algo que não é o que Deus deseja da sua vida. O que vocês têm vivido e demonstrado para as pessoas no mundo? Quem você é na intimidade, quando ninguém está vendo?

O que acontece quando nosso espírito está pronto?


1º) Nos tornamos homens que demonstram ao mundo o poder sobrenatural de Cristo (1º Coríntios 4.20). Temos, no nosso espírito, a essência de Cristo e não é possível que vivamos uma vida desprovida do fruto dessa essência. Ser apostólico é demonstrar, exteriorizar essa nossa essência (2º Coríntios 12.12);

2º) Temos a consciência espiritual que podemos viver aquilo que na nossa razão humana é loucura (1º Coríntios 1.17-18). A palavra nos afirma que podemos fazer as obras de Cristo e maiores ainda (João 14.12). Não somos diferentes de Cristo na essência, ao contrário, somos participantes da sua natureza divina (2ª Pedro 1.4). Um homem apostólico tem a sua mente transformada e o seu espírito restituído na essência de Cristo. A carne não tem poder de agir quando sua essência espiritual é manifesta. O mundo só entende a linguagem da carne, mas o homem espiritual discerne todas as coisas. Será que existe amor espiritual? Existe sim e fruto do Espírito. Cristo se fez carne como nós, mas a carne nunca o dominou;

3º) As experiências espirituais que nos levam a um crescimento transformador diário partem da convergência da nossa mente para nossa essência espiritual (2ª Coríntios 3.18). Entender essa verdade nos faz viver um mover e liberação de Deus que nos coloca em patamares superiores ao das nossas deformações. Deus quer nos revelar a glorificação do nosso ser espiritual para que alcancemos esse objetivo de viver como homens espirituais cheios do seu Espírito Santo.

Quando sua mente é transformada, o que está na sua mente vem do Espírito. E aí você abandona a cada dia mais as características do homem carnal, vivendo a cada dia uma transformação. A partir daí você começa a ouvir a voz de Deus, a ter visões, a expulsar demônios, você vai viajar nas asas do Espírito! O Senhor vai te dar experiências poderosas! O Senhor vai te transformar de glória em glória! O Senhor quer te dar experiências, quebre todos os limites!

A partir de hoje você não será a mesma pessoa, mas uma pessoa transformada, acima de suas deformações e que vive verdadeiramente à imagem de Jesus Cristo!



Redação iGospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.