segunda-feira, 25 de julho de 2022

O que tem dividido sua família?


“Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu.

E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios. Então, convocando-os Jesus, lhes disse, por meio de parábolas: Como pode Satanás expelir a Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir. Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece. Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa.

Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno. Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo.”

É impressionante essa narrativa de Marcos, que descreve o momento em que Jesus estava orando com seus discípulos no monte e os enviando para que eles fossem – com autoridade – levar o evangelho para outras cidades. O povo também estava ouvindo os direcionamentos do Senhor.

Hoje, eu gostaria de destacar algo que me chamou muita a atenção neste capítulo.

Naquele momento em que Jesus estava exercendo o seu ministério, os parentes d’Ele, tomados por um sentimento maligno, foram em sua direção para prendê-lo. Eles alegavam que Jesus estava fora de si.

É claro que os fariseus e os escribas se aproveitaram daquela situação para levantar mais calúnias contra o Messias. Eles, inclusive, tiveram a audácia de dizer que Jesus expulsava demônios em nome de Belzebu.

Mas, obviamente, Jesus os colocou em seu devido lugar: “Vocês não sabem o que estão dizendo. Como eu poderia expulsar Satanás em nome do próprio Satanás?”.

Naquele momento de confusão, Ele estabelece o princípio da unidade: “A casa divida não prospera!”.

Jesus já havia ensinado que, muitas vezes, os nossos inimigos serão os da nossa própria casa. O motivo? Sentimentos destrutivos que, sutilmente, invadem os corações, como a inveja, a rejeição, o ódio, á mágoa...  Sentimentos que formam um campo fértil para o inimigo implantar a divisão. Por isso, existem tantos conflitos entre pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher, entre nora e sogra, entre cunhados... Conflitos que, muitas vezes, viram até caso de polícia.

Hoje, eu quero denunciar algumas atitudes e comportamentos que têm dividido muitas famílias:

1- O conflito de interesses

O egoísmo tem dividido muitos lares e tem afastado muitas pessoas do Senhor. Muitas têm buscado a bênção, em vez de buscar o Deus da bênção.

Outro ponto importante que não podemos esquecer é que nós não somos o centro de nossas casas. Por isso, devemos lutar pelo bem comum. 

2- Quando eu abro meus ouvidos e o meu coração para os “conselhos” da serpente

Quando damos ouvimos ao inimigo, abrimos um caminho para a rebeldia e para a desobediência. Quando Satanás consegue dividir os seus sentimentos, consequentemente, seus comportamentos mudam.

No teu casamento, no teu trabalho, no teu ministério, se houver divisão de sentimentos, não vai existir prosperidade, porque a prosperidade só se manifesta na unidade. Por isso que nós precisamos amarrar o valente.

3- Inconsequência

Jesus Cristo nos deixa um alerta: “Quando nós pecamos contra o Espírito Santo, este pecado é eterno!”. Isso é muito profundo, porque todos os pecados são temporais, desde os coloquemos debaixo do sangue do cordeiro.

Quando o colocamos debaixo do sangue, há a remição. Se há remissão, ele não existe mais, não há mais condenação. Mas o pecado contra o Espírito Santo é um pecado eterno e imperdoável.

O inimigo luta dia e noite para que você fique com o sentimento dividido e peque contra o Espírito Santo. Desta forma, ele te condenará à morte eterna.

Como pecamos contra o Espírito Santo?  Quando atribuímos a demônios aquilo que é a obra de Deus. É você julgar homens de Deus. É você se levantar contra a obra de Deus. É você se rebelar contra o Espírito Santo. É você extingui-lo e impedir Sua ação.

Então, esta a Palavra de Deus ao seu coração: Reposicione-se, vigie e ore para que você tenha autoridade contra o espírito de divisão! Lute para que o seu coração não seja um campo fértil para a manifestação desta malignidade.

Eles tentaram parar Jesus, tentaram prendê-lo, tentaram destruir sua obra. Só que a obra não pode ser destruída, porque ela pertence a Deus. Não impeça mais a ação d’Ele.


O Senhor quer realizar uma grande obra em sua vida e, consequentemente, na sua casa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.