segunda-feira, 28 de novembro de 2022

O que pode te afastar do plano de Deus?



Neemias 6:1 a 4 “Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.

Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta.”

Neemias recebeu uma direção de Deus: reparar as portas e edificar os muros caídos de Jerusalém.

Aquele homem estava em uma posição confortável na corte do rei Artaxerxes. Mas, ao ver a situação deplorável daquela cidade, decidiu cumprir aquele desafio.

Nós precisamos ser como Neemias! Precisamos nos dispor a fazer a obra do Senhor. Precisamos nos entregar, sem nenhum tipo de resistência, ao plano que Ele tem.

Neemias lutou, clamou, enfrentou todos os tipos de oposição, e, depois de 52 dias, viu os muros de Jerusalém totalmente reconstruídos.

Neste período de reedificação, como eu havia mencionado, muitas pessoas queriam impedi-lo de realizar aquela obra.

Sambalate, Tobias e Gesém, por exemplo, não admitiam que aqueles muros fossem reedificados, porque eles eram dominadores de Jerusalém, ou seja, queriam ver o povo oprimido. O que eles fizeram? Ameaçaram e intimidaram Neemias, que, por sua vez, manteve-se inabalável e focado.

Precisamos tomar cuidado, porque o inimigo vai fazer de tudo para nos afastar do nosso chamado. Hoje, eu vou citar as quatro estratégias mais comuns adotadas por ele:

1ª As amizades do mundo

Salmos 1.1 e 2: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”

1 Coríntios 15.33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

Tiago 4.4: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

2 Coríntios 6.14 e 15: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?”

2ª Falta de conhecimento das Escrituras Sagradas

Não podemos ter somente um envolvimento emocional com a obra de Deus.

Oséias 4.6: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?”

Provérbios 29.18: "Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz."

3ª Falta de santidade

Romanos 6.23: “...porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Precisamos resistir às tentações!

Tiago 4.7: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”.

4ª Falta de comunhão com Deus (esfriamento espiritual)

1 Timóteo 4.1 a 5: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado."

Nós precisamos vigiar mais, precisamos ir mais à Casa do Senhor e crer em Filipenses 1.6: “Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”. Não dê mais ouvidos aos chamados do inimigo. Não ceda mais aos atrativos do seu adversário. Tenha fé, porque Deus é fiel.

Neemias permaneceu convicto até o fim e teve uma grande vitória. O posicionamento dele foi determinante, para que a obra fosse realizada em tempo recorde.

Em vez de se entregar à tristeza, à falta de esperança, erga sua cabeça porque o Senhor vai realizar uma grande obra no seu casamento, no seu trabalho, na sua família, no seu ministério...

Não aceite mais ter uma vida sem propósitos. Disponha-se a viver um novo tempo, um tempo de reconstrução, restauração e restituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.