quarta-feira, 29 de junho de 2022

Quatro bons motivos para não perder a esperança


Lamentações 3.21 a 33: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias; porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens”.

Estamos vivendo dias de confusão. A ansiedade tem tirado o sono das pessoas. Você, de repente, é atormentado por uma série de pensamentos e questionamentos: “O que será de mim amanhã?”, “Como vou enfrentar esta enfermidade?”, “Será que, neste mês, as contas vão fechar?”.

São pensamentos que, muitas vezes, nos fazem perder o chão. São pensamentos que nos fazem perder o foco. São pensamentos que, muitas vezes, nos fazem esquecer o que é essencial.

Nesta passagem, Jeremias nos ensina um grande segredo espiritual. Ele diz: “Eu vou trazer à memória o que me dá esperança!”.

Hoje, eu quero destacar quatro bons motivos para você não desistir e não perder a esperança:

Em primeiro lugar: O referencial do que Deus já realizou na tua vida no passado

Em Deus, não há sombra de variação! Ele fez, Ele faz, e Ele fará!

Hebreus 11.8: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!”

Em segundo lugar: O futuro!

Provérbios 23.18: “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.”

Este futuro não é uma previsão sem fundamentos, não é uma possibilidade, mas é o plano glorioso que o Senhor tem para a sua vida.

Em terceiro lugar: O fato de você estar debaixo das misericórdias do Senhor!

As misericórdias do Senhor se renovam diariamente.  A cada dia, Ele renova em nós a força, a capacidade e o seu amor, que cobre multidões de pecados.

O livro de Lamentações faz parte do Antigo Testamento. Mas eu também quero destacar a graça que veio através do sacrifício de Cristo.

Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

Não deixe mais o inimigo te acusar por causa dos erros do passado! O Senhor te perdoa e te dá uma nova oportunidade! Escolha, a partir de hoje, caminhar de uma maneira diferente. Escolha trilhar o caminho da libertação.

Em quarto lugar: A sua porção é o Senhor!

Sabe, nós temos a tendência de depositarmos nossas esperanças em homens e em questões materiais, ou seja, naquilo que é efêmero e falível. O único que pode nos completar verdadeiramente é o Senhor! Ele é soberano.

Espere em Deus, mas espere em silêncio, ou seja, com paz no coração, porque Ele está no controle. Não seja mais consumido pelo desespero!

Ele é um Pai e amor. E, como todo o pai, Ele permite que passemos por determinadas situações para nos corrigir, nos ensinar e nos fortalecer. Por isso, não seja roubado nesta transição. Permaneça fiel, porque o Senhor vai cumprir este ciclo na sua vida!

Salmos 40.1: “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.