quinta-feira, 30 de junho de 2022

O amor vence a religiosidade!


Mateus 12.9 a 14: “Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles. Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado?

Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra. Retirando-se, porém, os fariseus, conspiravam contra ele, sobre como lhe tirariam a vida.”

Este texto é impressionante, pois mostra a dureza e a crueldade da religião. Ele expõe a cegueira das pessoas que querem entender a letra, mas não procuram compreender o Deus que fez a letra.

Jesus entrou na sinagoga dos judeus, que queriam que Ele caísse em contradição a qualquer custo. Aqueles homens queriam prendê-lo. O império romano determinou que quem quebrasse as leis de Moisés seria preso! Naquela época, tudo era conduzido pelos sacerdotes. Havia o sinédrio que trabalhava nesse sentido. Mas o Senhor Jesus, ao curar aquele rapaz:

Em primeiro lugar: Mostra que o amor está acima de todas as coisas

Colossenses 3.14: “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.”

Cantares 8.6 e 7: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor,  seria de todo desprezado.”

Os judeus não estavam preocupados com aquele homem enfermo. Na verdade, eles queriam usá-lo para fazer Jesus cair em contradição, mas o Senhor estava ali, justamente, para quebrar as regras, para combater a religiosidade!

Se você não mudar o seu comportamento, se você não tiver um posicionamento de fé, se você não entender que Deus é amor, você viverá condicionado a regras religiosas cruéis, que te impedirão de ver a glória de Deus.

Hebreus 3.12: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.”

Quando Jesus curou aquele homem, o questionaram: “Jesus, é certo curar no sábado? Porque, de acordo com a lei de Moisés, aos sábados, não se pode realizar nenhuma obra!”.

O Messias, então, respondeu: “O que vocês estão pensando? Qual de vocês deixaria uma ovelha do seu rebanho caída em um buraco? Só por que é sábado vocês a deixariam morrer?

Essa seria a atitude extrema da lei. Jesus sabia que, certamente, não deixariam e, ainda, acrescentou: “Então, imagine este homem, que além de ser amado de Deus, vale muito mais que uma ovelha?”.

Então, quebre hoje todos os impedimentos da religiosidade e da maldade. Entenda, de uma vez por todas, que o amor de Deus pela sua vida é pleno.

Deus quer te abençoar, te prosperar, quer que sua vida seja marcada pelo poder de Jesus Cristo! Independente de qualquer determinação da lei, a graça está sobre sua vida, e ela é plena para te abençoar.

Em segundo lugar: Inaugurou um tempo de liberação!

A mão daquele homem era ressequida. Ele era discriminado por causa daquela enfermidade. Era uma pessoa limitada e desprezada, mas Jesus o curou!  Aquele momento foi um divisor de águas. O Senhor o liberou para um novo tempo.

Hoje, o Senhor vai liberar a sua vida! Vai te libertar de todos os complexos, de todos os pensamentos destrutivos, de todas as situações que te limitavam, da falta de esperança e do medo.

Em terceiro lugar: Mostrou que nós devemos preservar o nosso milagre

Preserve o teu milagre. Ao lermos essa passagem, conseguimos dimensionar a maldade daqueles homens. Em vez de se alegrarem com o milagre, eles continuaram perturbando Jesus. Eles queriam matar o Senhor do milagre, matar o amor!

Imagine você presenciar um milagre desses! Qual seria sua reação? Com certeza, você não seria tão cruel a ponto de ignorá-lo!

Olhe quantos milagres o Senhor já realizou na sua vida! Não deixe a crueldade, a insatisfação momentânea e a religiosidade te cegarem! Não conspire contra Jesus, nem contra sua obra! Se Deus realizou um milagre na vida do seu irmão, não fique pensando que você merece mais, não tenha inveja! Alegre-se por ele! Ame-o!

Deixe Jesus Cristo guiar e conduzir sua vida em bênçãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.