terça-feira, 28 de junho de 2022

Três lições que a Parábola do Servo Vigilante nos ensina


Lucas 12.36 a 48: “Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá. Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar. 

Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrombar a sua casa. Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. Então, Pedro perguntou: Senhor, proferes esta parábola para nós ou também para todos? 

Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Verdadeiramente, vos digo que lhe confiará todos os seus bens. 

Mas, se aquele servo disser consigo mesmo: Meu senhor tarda em vir, e passar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se,  virá o senhor daquele servo, em dia em que não o espera e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis. Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites. 

Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.”

De maneira objetiva, por meio desta parábola, Jesus ensinou princípios espirituais profundos aos seus discípulos. Pedro chegou a questioná-lo, dizendo: “Esta mensagem é só para nós ou para todos?”. Realmente, é para todos os seguidores de Cristo.

Ele nos mostra: 

Em primeiro lugar, que todos nós precisamos estar espiritualmente atentos. 

Levar a nossa vida com Deus como se fosse uma rotina é um grande roubo. Muitas pessoas acham que somente assistir cultos aos domingos e não ter nenhuma preocupação espiritual é o suficiente. O nosso relacionamento com o Senhor precisa ser diário. Ele precisa fazer parte das nossas escolhas, das nossas decisões.  Ele merece o melhor de nós! 

Colossenses 3.23: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” 

Existem muitas pessoas que são ministradas, mas não sentem nada! O que é isso? Apostasia! Elas querem trilhar o caminho do humanismo. Elas ignoram a eternidade, desprezam a volta de Cristo e negligenciam os compromissos espirituais de pregar o evangelho e ser um exemplo para os fiéis. 

1 Timóteo 4.1: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios...”

Ninguém sabe quando, mas Jesus voltará. O importante é estarmos preparados para isso. 

Em segundo lugar, que não devemos andar carnalmente. 

João 3.6: “O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito.”

Gálatas 6.8: “Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.”

Gálatas 5.17: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.”

Quando o servo é vigilante, ele se prepara para a chegada do seu senhor, e, por isso, é honrado. 

Em terceiro lugar, que Ele tem uma porção para nós.

Deus tem para você dons, um chamado e a salvação. Agora, o que você vai fazer com tudo isso? Vai desprezar o potencial do Espírito Santo? O que você está fazendo com a sua vida? 

Se Jesus voltar hoje, Ele encontrará suas mãos cheias do quê? 

Mateus 12.20: “Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

A palavra que eu tenho para você é: Desperte! Desperte para a volta de Cristo! Desperte para ser aquele que o Senhor projetou. Escolha ser um servo vigilante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.