segunda-feira, 27 de junho de 2022

O poder da palavra profética



Ezequiel 37.1 a 14: Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.

Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.

Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.

Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR.”
               
Aquela palavra foi profetizada na Babilônia. O povo de Deus estava vivendo debaixo de um regime de escravidão. Para eles, não havia perspectivas de futuro! Ezequiel, então, levanta-se e traz a revelação de uma visão que recebera de Deus. Aquela visão mostrava o estado espiritual em que o povo se encontrava!

Um dos objetivos de Satanás é nos tornar um exército morto espiritualmente, causando uma paralização no plano de Deus. Precisamos tomar cuidado, porque a superficialidade espiritual tem matado ministérios e famílias. Satanás quer transformar grandes potenciais em um vale de ossos secos.

A morte espiritual não é diagnosticável, porque muitas pessoas podem simular que estão cheias do Espírito Santo. Mas existe uma forma de identificá-la: pela esterilidade, ou seja, da falta de frutos.

O que pode nos levar a morrer espiritualmente?

1- O abandono do chamado

João 15.15: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”

2 Timóteo 4.10: “Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.”

Deus tem uma missão para cada um de nós! O chamado é o desenvolvimento da nossa salvação, da nossa unção e da nossa constituição. O nosso chamado nos mantem vivos espiritualmente. A falta do exercício do nosso chamado enfraquece a Igreja de Cristo!

2- O esfriamento espiritual

1 Timóteo 4.1 e 2: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência...”

1 Coríntios 15.57: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Gálatas 2.20: “...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

Ou nos envolvemos com o império das trevas ou com o reino da luz! Nutrir pensamentos mundanos enfraquece nossa fé e nossas motivações. Mas quem está em Cristo se faz um com Ele.

3- Quando deixamos Satanás ocupar lugares santos

2 Tessalonicenses 2.3 a 8: “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.

Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.”

Não podemos deixar Satanás ocupar nenhuma área de nossas vidas! Temos que nos tornar quem realmente somos! Deus quer que vejamos a realidade e que nos movamos em direção ao que pode ressuscitar o exército d’Ele.

Para que haja ressurreição, é necessário que um esteja vivo e profetize! A Igreja está viva! Deus nos levantou para liberar a palavra que vai transformar o vale de ossos secos em um poderoso exército! Chegou a hora de nos movermos!
  
Assim como Ezequiel, vamos nos levantar para:

1- Andar ao redor e colocar nossos pés na zona de domínio da morte

1 Coríntios 15.26 e 55: “O último inimigo a ser destruído é a morte. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”

Espírito é movimento, ação e poder! Nós éramos um vale de ossos secos, mas o Espírito Santo entrou em nós e, hoje, somos um poderoso exército nas mãos do Senhor! Precisamos sair da zona de conforto e colocar nossa vida em movimento!

2- Trazer o mover profético que vence a morte

Romanos 6.6: “...sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos...”

Lucas 20.36: “Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”

A morte dominou o mundo, mas chegou a hora de os profetas se levantarem para vencê-la! Precisamos ter consciência de que só pode profetizar contra a morte quem tem vida! Precisamos tirar todo o corpo de morte, para que a ressurreição se manifeste e para que todo o nosso potencial seja liberado!

A voz profética que sai do nosso espírito entrará em todas as áreas mortas, e cada uma delas ressuscitará!

3- Profetizar um poderoso avivamento e para que venha um grande mover do Espírito Santo em todas as áreas de nossas vidas

Existem três estágios no nosso desenvolvimento espiritual:

1- Quando nossa carne recebe a palavra e nos convertemos;

2- Quando começamos a nos transformar no exército de Deus, ou seja, quando recebemos o espírito d’Ele;

3- Quando saímos da sepultura e iniciamos uma grande revolução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.