domingo, 3 de julho de 2022

Transformando impedimentos profissionais em oportunidades


Neemias 13.4 a 9: “Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, encarregado da câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias; e fizera para este uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios e os dízimos dos cereais, do vinho e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também contribuições para os sacerdotes.

Mas, quando isso aconteceu, não estive em Jerusalém, porque no trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei da Babilônia, eu fora ter com ele; mas ao cabo de certo tempo pedi licença ao rei e voltei para Jerusalém. Então, soube do mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da Casa de Deus. Isso muito me indignou a tal ponto, que atirei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara. Então, ordenei que se purificassem as câmaras e tornei a trazer para ali os utensílios da Casa de Deus, com as ofertas de manjares e o incenso.

Neemias precisou fazer uma grande limpeza, porque a situação estava crítica. Ele tirou todas as tranqueiras que foram colocadas por Sambalate – um dos seus maiores opositores – no armazém.

Durante anos, os sacerdotes foram coniventes aquela situação, mesmo sabendo que ela contribuía para que a miséria do povo continuasse, pois impedia o envio e recebimento de suprimentos.  

A interferência de Neemias foi essencial, pois inaugurou um tempo de liberações.

Deus vai te levantar para você interferir, definir situações e para você transformar lutas em grandes oportunidades, mas, para isso, e necessário:
                                                                                                                      
1- Mudar de hábitos!

Levíticos 26.10: “Comereis o velho da colheita anterior e, para dar lugar ao novo, tirareis fora o velho.”

Precisamos ter consciência de que nossos comportamentos, muitas vezes, estão sabotando nossa carreira.

Muitas vezes, sem perceber, somos influenciados pelo sentimento coletivo. Deixamos de ser disciplinados, dedicados, criativos e proativos.

Êxodo 23.32: “Não farás aliança nenhuma com eles, nem com os seus deuses.”

2- Adotar um ritmo diferente no desenvolvimento de tarefas

Neemias 4.16 a 18: “Daquele dia em diante, metade dos meus moços trabalhava na obra, e a outra metade empunhava lanças, escudos, arcos e couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá; os carregadores, que por si mesmos tomavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma. Os edificadores, cada um trazia a sua espada à cinta, e assim edificavam; o que tocava a trombeta estava junto de mim.”

Precisamos ter iniciativas que impeçam os planos dos nossos adversários.

Não podemos também ser acomodados e pessimistas! A inércia e as expectativas negativas nos impedem de ousar e superar limites.

3- Decretar uma jornada de vitórias

Êxodo 33.13 a 17: “Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.

Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome.”

O Senhor, hoje, inaugura um novo tempo! No lugar dos muros e dos impedimentos, Ele abrirá uma grande porta! A fé em ação abre caminhos e nos leva ao impossível!

Apocalipse 3.8: “Conheço as tuas obras–eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar–que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.