terça-feira, 19 de julho de 2022

Justificados pela fé!


Romanos 5.1 a 11: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.”

Ser justificado pela fé é não andar mais debaixo da justiça humana, é não ser mais cobrado ou julgado espiritualmente segundo o entendimento humano, ou seja, é estar debaixo da justiça de Cristo, que é perfeita, honesta e pautada no amor.  

Ela nos torna benditos e abençoados, pois nos livra da condenação de homens, das forças do mal e da nossa própria falta de misericórdia.

Romanos 8.1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

Precisamos ter consciência de que:

1- A justiça de Deus nos livra da ira de Satanás

1 Pedro 5.8: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”

Não podemos desprezar os intentos do inferno. O nosso adversário só alcança vantagem sobre nós, quando temos pendencias espirituais. Mas, quando somos justificados em Cristo, o maligno não nos toca.

1 João 5.18: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.”

2- Passamos por lutas e tribulações em paz, porque Deus está no controle

Não estamos debaixo de punição, mas de propósitos superiores!

2 Coríntios 4.17: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação...”

Jó passou por diversas tribulações, mas nada abalou sua fé, porque ele sabia que o Senhor não o estava punindo. Ele tinha consciência de que existia um propósito superior, que é mostrar que nada pode derrubar um ungido do Senhor.

Jó 4.2: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos podem ser frustrados.”

3- Quando somos justificados, somos reconciliados com a vitória de Cristo!

Efésios 1.15 e 23: “Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.”

O sacrifício de Cristo nos deu o direito à sua justiça e nos reconciliou com o ser vitorioso criado por Deus!


Somos reconciliados em Cristo e justificados para viver abundantemente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.