domingo, 16 de abril de 2023

Como ter uma mente próspera?


O cenário atual do mercado de trabalho é ameaçador e amedrontador. Atualmente, no Brasil, existem mais de 13 milhões de profissionais desempregados.

Para decolar profissionalmente em tempos de crise, segundo especialistas na área de carreiras e negócios, é necessário:

1- Aprender


Enquanto subalterno, seguramente você está vinculado a atividades operacionais. Em lugar de reclamar desta condição, aproveite para aprender tudo sobre o seu trabalho – e sobre o trabalho dos outros. Lembre-se de que os fundamentos são essenciais. Não se pode calcular uma integral de uma função sem compreender as quatro operações matemáticas básicas.

2- Observar


Como você é pouco notado, pode transitar livremente pela companhia e compreender sua estrutura de poder. Pesquise e observe quem é quem, como funcionam as relações interpessoais. Olhos abertos e boca fechada.

3- Melhorar


Exercite suas habilidades, eleve sua destreza no exercício das tarefas. Faça mais com menos. Gaste menos tempo executando para sobrar mais tempo para pensar e planejar. Assim você começará a se destacar.

4- Conhecer


Procure estabelecer relações interpessoais verdadeiras. Neste estágio você será avaliado por seus pares pelo que você de fato é e não pela posição que ocupa. E poderá construir uma teia de amizades que lhe dará suporte quando estiver lá em cima. Seja solícito com todos, mas evite entrar em “panelas”!

5- Preparar-se


Se trabalhar com afinco, esteja certo: sua hora chegará. Por isso, aproveite o distanciamento que sua posição atual lhe confere para lapidar suas competências. Projete a “pessoa ideal”, aquela que vislumbra ser, e planeje sua escalada.

Na contramão do mundo

Em uma de suas palestras, o Apóstolo Estevam Hernandes explicou que, para não sucumbirmos à crise, é necessário buscarmos ter uma mente próspera, assim como Daniel, que se destacou na Babilônia, conforme descreve os textos abaixo:


Daniel 1.17: “No caso destes quatro jovens, aprouve a Deus lhes abençoar com especial sabedoria e inteligência em toda cultura e ciência; e Daniel ainda receberá algo a mais: sabia interpretar sonhos e visões de todos os tipos.”

Daniel 6.28: “E assim, Daniel prosperou grandemente durante o império de Dario, e mais tarde, também no reinado de Ciro, o Persa.”

“Daniel tinha uma mente privilegiada, porque ele soube ativar os pensamentos que emanam de uma força superior, que é o Espírito Santo. Isso o tornou um homem diferenciado”, explicou ele.

Para termos a mente próspera de Daniel, é necessário eliminarmos:

1- Lembranças de fracassos;

2- Exposições negativas;

3- Nossas autolimitações.

“Daniel não andava de acordo com as circunstâncias, mas pela fé que tinha em Deus. Sua relação com Ele estava no topo da sua escala de prioridades. A bênção não estava na Babilônia, mas em Daniel. Sem o Senhor, nada podemos fazer”, afirmou o Apóstolo Daniel.


Para finalizar, ele afirmou que, assim como Daniel, precisamos também:

1- Em vez de se entregar ao desespero, ter autoridade sobre os desafios, confiando sempre em Deus e em si mesmo;

2- Ter planejamentos e estratégicas;

3- Reinventar-se  e, se necessário, reciclar todos os métodos até atingir um sistema de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.