terça-feira, 4 de abril de 2023

Força e resistência diante das dificuldades!



2 Coríntios 11.24 a 27 e 12.7 a 20: “Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. 

 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 

De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

Quando nós refletimos sobre tudo o que o apóstolo Paulo passou, ficamos impressionados! Pelo evangélico, ele foi fustigado três vezes, recebeu 450 chibatadas, passou por perigos, passou frio e por tudo aquilo que nós acabamos de ler. 

Com base em tudo isso, eu te pergunto: Será que um homem normal aguentaria tudo isso, sem desistir? 

Será que é justo nós reclamarmos tanto da nossa vida? Será que é justo você ficar com esse mau humor? Será que é justo você simplesmente se isolar, porque está passando por dificuldades? 

Você já parou para pensar que estes hábitos e sentimentos são armadilhas do inimigo para comprometer o seu futuro? 

Paulo nos mostrou a força e a capacidade que um servo de Deus pode ter diante das dificuldades. 

Ele fez de João 16.33 a sua verdade. Sabe o que está escrito? Que, no mundo, teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, porque Jesus venceu o mundo! 

Em Tiago 4.8, está escrito: “Chegai-vos a Deus, e Ele se achegará a vós. Resista ao diabo, e ele fugirá de vós.”. Ou seja, o nosso poder de resistência nos torna militantes e verdadeiros guerreiros. 

Na passagem que lemos no começo do estudo, há um segredo espiritual. Paulo sabia que estava vivendo tudo o que Deus havia de terminado. Ele tinha tanta segurança disso, a ponto de dizer: “Eu sinto prazer nas aflições, nas angustia, nas lutas e nas perseguições”. 

Talvez, ao ler isso, você esteja pensando que Paulo era um masoquista, um home que gostava de sofrer. 

Na verdade, Paulo não disse que, carnalmente, ele estava gostando de passar por tudo aquilo. O prazer dele era espiritual. Que prazer é esse? É de ter a liberdade de gritar aos quatro ventos: “Eu sei que estou sofrendo por amor a Cristo. Mas também sei que a minha leve e momentânea tribulação produz um peso de glória!”. 

Muitas vezes, somos roubados, porque temos uma visão limitada. Não enxergamos nada além da situação pela qual estamos passando e deixamos de projetar o futuro. Tenha consciência de que o preço que foi pago hoje se transformará em grandes livramentos no futuro!

Debaixo desta palavra, eu quero deixar três conselhos: 

Primeiro conselho: Não desanime diante das adversidades. Deus está trabalhando na sua vida! 

O pior que pode acontecer na sua vida é você retroceder. Paulo foi perseguido, foi traído por falsos irmãos, passou por humilhações... Mas nunca se deixou desaminar, foi perseverante. 

Segundo conselho: Tenha consciência de que a graça do Senhor te basta! Desta forma, os seus valores serão ajustados. 

Muitas pessoas acham que a felicidade está em um carro novo, em roupas novas, em uma viagem, na casa própria...  As conquistas materiais são importantes, mas elas não podem te dar felicidade plena, só uma alegria momentânea. 

A verdadeira felicidade está no nosso interior. Ela brota de dentro para fora! Temos que buscar forças para nos alegrarmos com aquilo que já conquistamos. Essa alegria vem da graça, conforme está escrito em Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.”.                                                                                                           
Graça é ter a certeza de que você é salvo, é saber que o Espirito Santo controla sua vida, é saber que você é filho de Deus e é ter consciência de que Deus está no controle de tudo. 

A graça te renova, te restaura, te dá esperanças e perspectivas para o futuro. A graça é o favor imerecido de Deus e a plenitude daquilo que o pai do Filho Pródigo disse ao filho mais velho: “Eu sou seu pai. Tudo o que é meu é seu!”. 

Nós temos, através da graça, tudo aquilo que nosso Pai celestial possui. 

Terceiro conselho: Tenha certeza de que, no meio da luta, suas forças serão renovadas .

Paulo disse: “Quando penso que sou fraco, sou forte!”. Como isso é possível? Quando pensamos no conceito de força carnal, é pouco provável. 

O conceito de força carnal é ser uma pessoa insensível, bruta, inflexível, arrogante ou até cheia de músculos. Mas a verdadeira força é aquela que recebemos no espírito; não é questão de aparência, é questão de essência. É a força que te mantém inabalável fisicamente, emocionalmente e espiritualmente, ou seja, nada pode te abater! 

Você pode até pensar que está perdendo as forças, mas, assim como Paulo, resistira até o fim! 

Lembre-se, você pode todas coisas naquele que te fortalece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.