domingo, 11 de dezembro de 2022

A essência é a fé


Romanos 14.13 a 23: “Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura. Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu.

Não seja, pois, vituperado o vosso bem. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.  Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.

Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.  É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [ou se ofender ou se enfraquecer]. A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.”

Esta passagem é muito profunda. Eu não teria como ministrá-la em poucos minutos ou explica-la em poucas linhas, mas eu quero destacar alguns princípios espirituais sérios que Paulo nos ensina: 

1º Não devemos continuar julgando uns aos outros.

Os julgamentos sempre partem de um interesse. Quando você julga o teu irmão, além de fazer mal a ele, você está fazendo mal a si mesmo. Com a medida que nós julgarmos, seremos julgados também.

O julgamento, além de cruel, não faz sentido, porque parte de pessoas, e as pessoas são imperfeitas.

Pare de julgar, faça do amor a sua bandeira! Faça do amor o seu estilo de vida.

Paulo fala que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

2º Nós temos que conhecer o poder da liberdade espiritual.

Em Tito 1.15, está escrito: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.”. Então, se algo te condena, não o faça.  Aquilo que a consciência não te permite, não o faça!

Fomos chamados para a liberdade, não podemos nos submeter novamente a jugo de escravidão. Não podemos colocar nossas vidas nas mãos do inimigo.

Precisamos entender também que santidade é opção, não é imposição. Imposição é hipocrisia, é falta de amor.

3- A essência é a fé!

Os julgamentos, as grandes imposições, a prisão religiosa... Tudo isso é falta de fé.

Quando a pessoa não tem fé, ela anda na carne.

Paulo disse: “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provem da fé é pecado.”.

Quando eu sou templo do espírito santo, o que me nutre é a fé!

A fé nos fortalece, a fé quebra barreiras, a fé nos faz andar em santidade, a fé abre caminhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.