quinta-feira, 4 de maio de 2023

É tempo de vencer o que nunca foi vencido



Josué 15.63: “Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje.”

2 Samuel 5.6 a 10: “Partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que disseram a Davi: Não entrarás aqui, porque os cegos e os coxos te repelirão, como quem diz: Davi não entrará neste lugar. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi.

Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. (Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa.) Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; foi edificando em redor, desde Milo e para dentro. Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.”

Os jebuseus habitavam em um monte situado em Jerusalém. Josué e os judeus não conseguiam vencê-los. Para poderem habitar naquela terra, eles decidiram conviver pacificamente com aquele povo, ou seja, abriram mão da conquista.

Davi, durante o seu reinado, decidiu enfrentá-los e, assim, finalmente conquistar Jerusalém. Mas ele foi subestimado e provocado.

Mesmo com todas aquelas afrontas, ele não se deixou intimidar e se dispôs a cumprir o desejo que Deus havia colocado em seu coração!

Davi queria um local para que seu reino fosse estabelecido. E isso ocorreu justamente em Jerusalém. Ele venceu todas aquelas afrontas e conquistou seu sonho!

Naquela região, os jebuseus tinham um abastecimento secreto de água. Davi descobre o caminho daquelas fontes. Ele e seu exército decidem entrar na cidade por elas. Quando amanheceu o dia, eles já estavam ali apostos para finalmente vencer os jebuseus.

Para que aquela jornada fosse bem-sucedida, era necessário:

1. Vencer os fantasmas interiores

1 João 4.18: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”

2. Não desistir da luta

Nossa caminhada é um desafio de fé!

3. Quebrar o medo de tentar outra vez

Tudo aquilo que, até hoje, você não venceu vai cair debaixo dos seus pés! Tudo aquilo que seus parentes não conseguiram conquistar será seu! A herança que Davi teria era a derrota, porque seus descendentes, em vez de vencerem os jebuseus, decidiram conviver com eles. Mas, com Davi, a história terminou em conquista! O Senhor deu a ele Jerusalém – o lugar do seu descanso. O local, até hoje, é conhecido como Cidade de Davi!

É tempo de vencer o que nunca foi vencido! Não adie mais suas conquistas! Levante-se, porque o Senhor é contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.