domingo, 28 de maio de 2023

Como desenvolver o dom de negociar?



Gênesis 18.20 a 33: “Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei. Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR. E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio?

Se houver, porventura, cinqüenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinqüenta justos que nela se encontram? Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles. Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza.

Na hipótese de faltarem cinco para cinqüenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco. Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta. Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não o farei se eu encontrar ali trinta.

Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte. Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez. Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar.”


Este texto nos mostra que coisas incríveis acontecem quando exercemos o dom de negociar!

A proposta do Prosperity Coaching é espiritual, mas também é comportamental. Hoje, com base neste texto, eu, Apóstolo Estevam, gostaria de destacar alguns pontos importantes.

Essa passagem já causou muitas discussões. Alguns defendem a ideia de que Abraão apenas intercedeu por seu sobrinho. Ao lê-lo, o que você concluiu? Abraão intercedeu ou negociou? Negociou!

Abraão estava interessado em preservar Ló e parte de sua família, pois eles estavam presos em Sodoma e Gomorra – as duas cidades estavam prestes a ser destruídas. A proposta inicial era de preservar as cidades se nelas houvesse 50 justos! No decorrer do diálogo, ele vai “adequando” sua proposta até, de fato, chegar ao sobrinho e seus outros parentes.

Na passagem, ainda está escrito que Abraão “se atreveu” a falar. Em todas as propostas, repare que Abraão não recebeu nenhuma resposta negativa.

Podemos ainda perceber que Abraão não foi direto ao assunto. Ele estava exercendo seu dom de negociar, mas não deixou de ser ousado.

Ele, na verdade, estava desenvolvendo sua capacidade persuasiva. Mas suas motivações estavam corretas. E, claro, isto foi fundamental para que ele alcançasse seu objetivo. Abraão não estava reivindicando seus interesses, mas os da família de Ló.

O fato é que Deus nos deu a capacidade de negociar, ou seja, de estrategicamente lutarmos por aquilo que queremos, sem precisar jogar sujo ou medir forças. E essa capacidade, muitas vezes, está adormecida dentro de nós! Muitas vezes, não sabemos utilizá-la com liberdade.

Um dos grandes motivos é o medo. Ele nos impede de ter comportamentos adequados diante de situações que podem ser mudadas se soubermos nos colocar da forma correta para interferir nelas.

Esse dom foi “inaugurado” por Abraão e recaiu sobre os judeus! Os judeus são conhecidos por serem grandes negociadores!  Mas quem disse que essa bênção também não está sobre nós?

E como adquirir esse dom? Existem diversas técnicas de negociação que muitas pessoas, inclusive, adotam em todos os seus relacionamentos, como a barganha. Eu, particularmente, não gosto deste método, pois gera muitas frustrações e coloca em xeque a credibilidade de quem as pratica. Precisamos ter consciência de que todos os negócios precisam ser bons para todas as partes.

Nós, assim como Abraão, negociamos com a perspectiva de receber uma solução. As pessoas estão em busca de uma solução para seus problemas. Para atendê-las, eu preciso conhecer suas necessidades. Assim, a plenitude deste dom se manifesta.

Mas, hoje, eu gostaria de destacar alguns passos que são essências para você adquirir essa habilidade, independente da área em que você atua.

1- Libertação de todas as prisões emocionais, como o medo e a timidez, para poder extrair o máximo possível das oportunidades!


Faça uma autoavaliação? Quantas oportunidades foram perdidas, pois não buscamos desenvolver esse dom?

Um grande exemplo desta afirmação está na Parábola dos Talentos, contada por Jesus Cristo.

Mateus 25.14 a 28: “Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.

Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.”

Em vez de buscar aprimorar sua habilidade de negociação, o servo que recebeu um talento preferiu enterrá-lo. Qual foi a consequência? No final, ficou sem nada!

Um mau negociador despreza e enterra suas oportunidades!

Precisamos ter consciência de que as oportunidades também precisam ser conquistadas! Seja multiplicador, em vez de limitador!

2- Ser atento, em vez de acomodado ou precipitado!


Gênesis 40.6 a 15: “Vindo José, pela manhã, viu-os, e eis que estavam turbados. Então, perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa do seu senhor: Por que tendes, hoje, triste o semblante? Eles responderam: Tivemos um sonho, e não há quem o possa interpretar. Disse-lhes José: Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho. Então, o copeiro-chefe contou o seu sonho a José e lhe disse: Em meu sonho havia uma videira perante mim.

E, na videira, três ramos; ao brotar a vide, havia flores, e seus cachos produziam uvas maduras. O copo de Faraó estava na minha mão; tomei as uvas, e as espremi no copo de Faraó, e o dei na própria mão de Faraó. Então, lhe disse José: Esta é a sua interpretação: os três ramos são três dias; dentro ainda de três dias, Faraó te reabilitará e te reintegrará no teu cargo, e tu lhe darás o copo na própria mão dele, segundo o costume antigo, quando lhe eras copeiro.

Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra.”

José teria apodrecido na cadeia se fosse precipitado e não estivesse atento a uma negociação que salvaria sua vida!

Aquela negociação o tirou da prisão e o levou ao topo!

3- Ser ousado!


Ser ousado não é ser aventureiro ou imprudente, é preparar-se bem para realizar de forma inusitada novos projetos! É criar oportunidades!

3- Ser estratégico e perseverante!

Lucas 11.9: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á...”

Gênesis 30.27 a 43: “Labão lhe respondeu: Ache eu mercê diante de ti; fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti. E disse ainda: Fixa o teu salário, que te pagarei. Disse-lhe Jacó: Tu sabes como te venho servindo e como cuidei do teu gado. Porque o pouco que tinhas antes da minha vinda foi aumentado grandemente; e o SENHOR te abençoou por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de eu trabalhar também por minha casa?

Então, Labão lhe perguntou: Que te darei? Respondeu Jacó: Nada me darás; tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho, se me fizeres isto: Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele os salpicados e malhados, e todos os negros entre os cordeiros, e o que é malhado e salpicado entre as cabras; será isto o meu salário. Assim, responderá por mim a minha justiça, no dia de amanhã, quando vieres ver o meu salário diante de ti; o que não for salpicado e malhado entre as cabras e negro entre as ovelhas, esse, se for achado comigo, será tido por furtado.

Disse Labão: Pois sim! Seja conforme a tua palavra. Mas, naquele mesmo dia, separou Labão os bodes listados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos os que tinham alguma brancura e todos os negros entre os cordeiros; e os passou às mãos de seus filhos. E pôs a distância de três dias de jornada entre si e Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão. Tomou, então, Jacó varas verdes de álamo, de aveleira e de plátano e lhes removeu a casca, em riscas abertas, deixando aparecer a brancura das varas, as quais, assim escorchadas, pôs ele em frente do rebanho, nos canais de água e nos bebedouros, aonde os rebanhos vinham para dessedentar-se, e conceberam quando vinham a beber.

E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listadas, salpicadas e malhadas. Então, separou Jacó os cordeiros e virou o rebanho para o lado dos listados e dos pretos nos rebanhos de Labão; e pôs o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. E, todas as vezes que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas à vista do rebanho nos canais de água, para que concebessem diante das varas. Porém, quando o rebanho era fraco, não as punha; assim, as fracas eram de Labão, e as fortes, de Jacó. E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.”


Jacó foi um dos maiores negociadores dos tempos bíblicos! Em vez de pedir um “salário fixo”, ele preferiu receber de acordo com o que era produzido. Buscou estratégias para alcançar seus objetivos e não desistiu, mesmo diante das manobras de Labão.

Deixe as crenças limitadoras de lado! Lute pelos seus direitos!

A mesma bênção e sabedoria que havia em Jacó estão sobre nós! Peça para que o Senhor desperte este dom em você! Que, a partir de hoje, as oportunidades que chegarem em suas mãos sejam transformadas em grandes realizações!

Serviço:
Prosperity Renascer
Data: às segundas-feiras
Horário: 20 horas
Local: Todas as Igrejas Renascer em Cristo
Endereço da sede internacional: Rua Dr. Almeida Lima, 1.290 – Mooca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.