quarta-feira, 24 de maio de 2023

A caverna não é o seu lugar!


1 Reis 19.9 a 16: “Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR.

Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.


Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.”


Elias, assim como nós, teve experiências profundas com Deus. Mas, por causa de uma ameaça de Jezabel, ele fugiu para o deserto e se escondeu dentro de uma caverna no Monte Horebe.

Isso não algo incomum. Por causa das ameaças do inimigo e quando vivemos situações de calamidade, muitas vezes, nos escondemos em cavernas. Para nós, elas podem ser um lugar de dor, angustia, tristeza e, acima de tudo, de solidão.

Em qual caverna você tem se escondido? Na caverna da autocomiseração? Na caverna da Injustiça? Na caverna da rejeição? Você está se sentindo injustiçado? Você está se sentindo um rejeitado? Tudo isso Elias também sentiu. E nada disso o ajudou. Pelo contrário, ele estava cada vez mais mergulhado naquela depressão, a ponto de pensar em tirar a própria vida.

Esses sentimentos que você tem alimentado não vão te ajudar!

Em primeiro lugar, você precisa ouvir a voz de Deus nessa caverna e deixar de dar justificativas.

Deus perguntou: “O que você está fazendo nesta caverna?”. E ele deu uma série de desculpas.

Elias queria, diante de Deus, justificar sua fuga e covardia.

Em segundo lugar, deixe que o Senhor te mostre o caminho para sair desta caverna.

O caminho era identificar a presença de Deus. Em João 15, está escrito que, sem o Senhor, nada podemos fazer!

E, naquele momento em que Elias estava se justificando, veio a tempestade, mas Deus não estava presente! Veio o terremoto, mas Deus não estava presente. Veio o fogo, mas Deus não estava presente! Veio, então, o cicio tranquilo e suave, e Deus ali estava!

O Senhor estava ali para dizer: “A minha presença se manifesta quando você aquieta o seu coração!”.

Em terceiro lugar, saia da caverna de cabeça erguida!

Depois de sair da caverna, Elias recebeu algumas missões: “Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar!”.

Há uma grande obra para ser realizada em sua vida. Mas, para isso, é necessário que você saia da caverna, coloque sua vida em movimento e ouça a voz de Deus!

Elias cumpriu o seu chamado, viu Jezabel sendo destruída e teve uma vida plena e abundante na presença do Senhor!

Hoje, assim como Elias, você vai sair desta caverna para viver um novo tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.