domingo, 6 de novembro de 2022

Instabilidade pessoal


Isaías 6.1 a 8: “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os seus teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei e quem há de ir por vós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim."

Aqui, podemos acompanhar a experiência impactante que Isaías viveu. Ele começa a descrição do livro, mostrando sua imaturidade, afirmando que era apenas um menino na fé.

Isaías fez essa declaração, justamente, quando o rei Uzias havia falecido. Na verdade, ele era uma pessoa psicologicamente e emocionalmente dependente do rei. Consequentemente, Isaías não tinha vida própria, não se desenvolvia em nada e estava com o ministério achatado.

Quando alguém tem um chamado e o rejeita, a vida dele fica sem sentido. Quando alguém quebra uma aliança com Deus, entra em maldição, porque está quebrando um voto que fez diante do Senhor.

Isaías precisava, assim como nós precisamos:

Em primeiro lugar, amadurecer!

Isaías precisava ter uma experiência que o deixasse maduro. Você está passando por muitas lutas, porque você está vivendo uma instabilidade pessoal. Essa instabilidade, na verdade, é aquilo que você tem produzido, o caminho que você tem trilhado e a maneira como você tem se comportado.

Você precisa amadurecer. Deus permite as provações com o objetivo de nos fortalecer, nos corrigir e nos preparar para coisas superiores.

Em segundo lugar, passar por uma experiência curadora

Ele não podia ocupar aquela posição, porque se sentia indigno. Isaías sentia sobre sua vida o peso do pecado, da acusação e da condenação que vinha do seu passado. Ao ver a glória de Deus, ele expressou essa condição. Isaías, inclusive, achou que iria morrer, porque Deus mostrou Sua glória para ele.

É claro que nós, humanamente, não somos dignos, mas, pelo sangue do cordeiro, nos tornamos dignos. Quando não temos essa consciência, acabamos entrando em uma armadilha.

Você nunca estará pronto para caminhar com Deus e para ver Sua Glória enquanto estiver escondido atrás desta condição de indignidade. Isso não passa de uma fuga!

O Senhor enviou o anjo e tocou os lábios de Isaías com a brasa viva que ele tirou do altar de Deus com uma tenaz. Aquele momento foi um divisor de águas, em que ele amadurece, entende seu chamado e responde a Deus o que era esperado.

Isaías, até então, havia agido como uma criança, havia se acovardado e não havia assumido seu ministério. Até aquele momento, a vida dele era cercada de incertezas, porque não estava conectado ao centro da vontade de Deus. 

Em terceiro lugar, estar disposto a viver a vontade do Senhor

Quando Isaías se entregou à vontade de Deus, todas as coisas começam a fazer sentido. Ele, então, entendeu que a prioridade de sua vida era o chamado. Deus é a nossa prioridade! Ele está acima de tudo e de todos!

Eu posso deixar casa, carro, pai, mãe... todas as coisas por amor ao Senhor e, com liberdade, dizer: “Eis-me aqui, envia-me a mim!”.

A expectativa que o Senhor tem ao seu respeito é que você viva essa transformação! Que, de uma pessoa problemática, insegura e imatura, você se transforme em um profeta, um grande homem de Deus, cheio de autoridade contra as adversidades.

Que você, em nome de Jesus, seja tocado pelo Senhor, para ter uma experiência poderosa! Que Ele te levante para viver um novo tempo. Que você não seja mais manipulado pelos seus sentimentos, mas seja dirigido pelo Espírito Santo de Deus.

Hoje, com toda a sinceridade do seu coração, declare: “Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim. Sem reservas e sem limites, minha vida está em tuas mãos!”. Assim, o Senhor te fará um vaso novo, vai te moldar e te mostrar um grande e excelente caminho. Você encontrará moradas de paz e a verdadeira felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.