domingo, 23 de outubro de 2022

Uma pequena atitude, grandes lições!


João 13.12 a 20: Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.

Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU. Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe aquele que me enviou.”

Quando Jesus estava no cenáculo com seus discípulos celebrando sua última Santa Ceia, Ele faz algo surpreendente.

Ele pega uma vasilha de água e começa a lavar os pés de seus seguidores. O que, afinal, Jesus pretendia com aquela atitude?

Em primeiro lugar: Dar-nos grandes lições!

Uma delas – a humildade – foi esquecida por muitos cristãos.

1 Pedro 5.6: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte!”

Lucas 18.14: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado!”

Jesus estava ensinando para os discípulos que o caminho da constituição também passa pela humilhação.

Ser humilhado é viver Filipenses 4, quando o apóstolo Paulo fala que ele aprendeu a estar bem em toda e qualquer situação: "Tanto sei estar humilhado como também ser honrado.”.

Sabe o que acontece? É que nós, muitas vezes, nos provemos de uma arrogância, de uma prepotência e transferimos isso para o nosso relacionamento com Deus.

Achamos que somos autossuficientes e nos sentimos no direito de exigir do Senhor, como se estivéssemos exigindo de um ser humano qualquer. Isso é inconcebível. A vontade d´Ele é soberana. Sem Ele, nada podemos fazer!

Nós também transferimos essa sensação de autossuficiência para nossos relacionamentos interpessoais, quando somos intolerantes, não aceitamos que as pessoas erram e não nos abrimos para a correção.

O humilde aprende, entrega-se à correção e aceita pagar um preço para o seu desenvolvimento. Em outras palavras, a humildade é o caminho dos sábios!

O humilde não busca fazer justiça com as próprias mãos, pois confia na justiça do Senhor.

O humilde entrega suas humilhações como uma oferta a Deus e permanece com o coração limpo.

Romanos 5.20 e 21: “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.”

Em segundo lugar, mostrar sua constituição espiritual

Jesus quis dizer: “O fato de eu estar lavando os pés de vocês não muda quem eu sou! EU SOU! Eu sou escolhido, eleito, enviado! E, como Deus, conhecendo a minha constituição espiritual, eu posso lavar os pês de vocês. Eu não preciso de autoafirmação. Não preciso de reconhecimento humano. Eu tenho minha constituição espiritual”.

E, por fim, o Senhor Jesus mostra que o caminho da comunhão e da humilhação denuncia o traidor!

Ali, houve a manifestação de Judas. Ali, houve o cumprimento de um ciclo que fora estabelecido por Deus.


Este ciclo também será cumprido em sua vida, e tudo o que estava oculto será revelado. Deus tem para você coisas superiores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.