terça-feira, 4 de outubro de 2022

Livres ou escravos?


Gálatas 3.1 a 5: “Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão. Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?”

Todo mundo fala: “Eu quero ser livre!”. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas tem muita dificuldade em conviver com a liberdade. Muitas, inclusive, vivem aprisionadas porque têm fascínio pela religiosidade.

Para ter liberdade, precisamos ter maturidade, consciência de nossas responsabilidades e saber quais são os limites.

Nesta passagem, o apóstolo Paulo fala exatamente sobre isso. Os gálatas estavam fascinados pela religiosidade, começaram a viver de acordo com a lei. Passaram a guardar o sábado, queriam se circuncidar.

Paulo havia deixado para eles experiências, sinais, prodígios e maravilhas, mas eles começaram a se encantar com o misticismo. Isso, infelizmente, acontece até hoje. Muitas pessoas ignoram o poder da graça e acabam deixando de caminhar pela fé. Elas ficam aprisionadas em suas necessidades e se tornam, muitas vezes, piores do que os ímpios. São mais cruéis e odiosas. Para elas, o evangelho tem de ser de imposição, e deus delas é o próprio ventre. 

Hoje, eu quero perguntar: Quem fez a boa obra em sua vida? Foi a lei ou a graça? Você viveu, até agora, pela lei ou pela fé? O Senhor disse, em Romanos 10.38, que o justo viverá pela fé. Paulo afirmou, em Efésios 2.8, que, pela graça, nós fomos salvos.  

Se você recebeu a salvação pela graça e vive pela fé, procure, então, viver esta libertação.

João 8.36: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Por fim, o apóstolo Paulo, na passagem que iniciou nosso estudo, deixou um questionamento: “Vocês estavam tão bem! Vão continuar negando tudo o que Cristo fez e pode fazer?”.  Esta mesma pergunta eu te faço hoje.

Então, chegou o momento de abandonar o domínio da carne e a hipocrisia religiosa. Chega de ter uma vida dupla. Chega de ser uma pessoa no domingo e ser outra completamente diferente na segunda-feira.

Aprenda a desfrutar da liberdade que o Senhor te deu.

Eu quero finalizar a Palavra do Dia com dois versículos:

Gálatas 5.1: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”

1 Coríntios 7.21: “Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.