segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Três prisões vencidas pelo apóstolo Paulo


Atos 16.16 a 26: “Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.

Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos.

Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.”

Paulo e Silas estavam fazendo a obra de Deus. Eles expulsaram o demônio de uma adivinhadora, acabando com o lucro dos homens daquela região. Por conta disso, eles foram presos, açoitados e amarrados pelos pés.

Não podemos desprezar as obras do inimigo. Ele anda ao nosso derredor 24 horas por dia. Ele tenta destruir homens de Deus, colocando-os em condições de sofrimento e indignidade.

Satanás queria colocar Paulo e Silas em prisões mais profundas que a física.

Satanás tenta nos levar a uma escravidão espiritual, terrível e tenebrosa, mas, em Gálatas 5.11, está escrito que fomos chamados para a liberdade.

O apóstolo Paulo venceu a seguintes prisões:

1- Escravidão

Ele tinha sentimento e poder do Espírito Santo em si. Ele poderia ter desenvolvido sentimentos que o tornassem cativo, como é o caso da revolta: “Por que Deus não me livrou dessa? Eu estava fazendo a obra, e fui preso, abandonado, açoitado, e fiquei sem esperanças!”.

Não permita que o inimigo te escravize e te derrote. Os demônios querem que você se revolte contra Deus e sua família.

Paulo não deixou a revolta entrar em seu coração. Ele sabia que o ódio é um sentimento que vem de Satanás. No céu, não existe isso, porque Deus é amor; e o amor é vínculo da perfeição.

O homem de Deus tem o coração limpo e tem que ter discernimento para não ser colocado em prisões, mágoas, decepções e coisas que não entendemos. Paulo sabia que Deus estava no controle.

2- Medo

No cárcere escuro, o medo quer dominar.

Quem tem medo não é aperfeiçoado no amor. Não temos espírito de medo, e sim de ousadia poder e moderação.

Não deixe que o inimigo te coloque na prisão do medo. Confie no Senhor, pois Ele não te deixará e não te abandonará.

Se você sente medo, confie no Deus Todo-Poderoso. Deus não te colocou neste mundo pra que você fique preso nesta cadeia. Você tem a liberdade!

3- Desespero

Satanás queria colocar Paulo e Silas na prisão do desespero.

Quando alguma coisa sai do controle e você se desequilibra, algo está errado. Temos que confiar no Senhor e não permitir que a prisão nos desespere.

Em vez de sermos expressivos, alegres, felizes e cheios de Deus, somatizamos enfermidades. Jesus está voltando, e estamos perdendo a vida abundante!

É tempo de viver independente do que esteja acontecendo.

Paulo começou uma ação poderosa dentro de prisão. Ele criou um ambiente de louvor.

1 Tessalonicenses 5: em tudo dai graças!

Quais os passos que precisamos dar para vencer estas prisões:

1- Criar um ambiente de louvor

Paulo estava criando um ambiente para que a presença de Deus estivesse entre eles.

Deus tem coisas superiores, então, vamos adorá-lo.

Em vez de murmurar, perder o controle e viver uma vida complicada, levante as mãos para os céus e diga: “Minha carne não te entende, mas minha vida vai te adorar, vou te adorar e farei da minha vida um ambiente para que o Espírito Santo habite!”.

Neste ambiente, o Espírito Santo começa a trabalhar livremente. E o Senhor vai interferir, antes que seja cantada a última estrofe do teu canto!

Não permita perder o controle e que a carne seja manipulada por deformações hereditárias. O Senhor é o Deus da nossa vida, e nada nos separa da presença d’Ele.

2- Ser um profeta na angústia

Ezequiel 37: No vale de ossos secos, profetize!

Estamos vivendo o momento mais crítico da história da humanidade. As pessoas não falam sobre outros assuntos. Em Efésios 4, Paulo pede pra falar a Palavra de Deus, Salmos e cânticos espirituais.

Quando temos uma vida no Espírito de Deus, somos fortalecidos. Estamos em tempos de jejum e oração.

Cante louvores ao Senhor! Mesmo na aflição, profetize bênçãos!

Abra tua boca e louve (Salmo 89.16).

O canto traz a manifestação da glória de Deus. Deus nos prepara para fazer uma grande revolução!

Deus pode, numa só palavra, mudar a história da nossa vida.

À meia-noite, o Senhor zera nosso passado e inicia um tempo maravilhoso e glorioso!

Durante o louvor, acontece um terremoto, as paredes tremem, e todas as amarras se desfazem. 

Eu quero finalizar este post, destacando alguns pontos importantes:

1- Estamos livres pelo sangue de Jesus

2- As portas se abrem, nossa família será transformada, nós seremos transformados e não nos reconheceremos (Atos 16.31)

3- Deus nos tira das situações em honra (Atos 16.39)

Deus transforma maldição em bênção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.