segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Há tempo para tudo



Eclesiastes 3.1 a 8: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.”

O que esta passagem nos ensina? Que precisamos confiar em Deus e em seus ciclos, ou seja, não podemos nos precipitar. 

Muitas vezes, queremos que as coisas aconteçam no nosso tempo e do nosso jeito. No final, acabamos atropelando tudo. 

Provérbios 19.2: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.”

Precisamos dominar nossos impulsos. A ansiedade, por exemplo, faz com que tenhamos uma expectativa interior tão forte, que acabamos ficando enfermos, desesperados e transtornados! 

Jesus mesmo nos ensinou, em Mateus 6, que, por mais que andemos ansiosos, não podemos acrescentar um côvado à nossa estatura, ou seja, não podemos mudar nada. A ansiedade não acelera processos, não encurta intervalos, não acelera o tempo... 

Outra sensação que nos rouba, e muito, é o estresse. Ele, literalmente, suga todas as nossas energias e, assim como ansiedade, nos deixa atormentados. Depois do trabalho, você, de repente, já não tem mais energia para nada. Depois de chegar em casa, você toma um banho e se joga na cama; não fala com ninguém. Chega o final de semana, e você não tem disposição para nada. Sabe o que está acontecendo? Você está queimando seus dias. No final do ano, se você parar para refletir, você só viveu, de verdade, um mês no ano todo. Os outros dias, você levou de maneira automática. 

O que Deus fala é: “Há um tempo certo para todas as coisas!”. A vida é feita de ciclos. Há tempo de nascer e tempo de morrer, há tempo de plantar e tempo de colher, há tempo de espalhar pedras e tempo de recolher pedras... Tudo tem um propósito debaixo dos céus. 

Quando estamos debaixo da direção de Deus, passamos por esses ciclos, completamos estes períodos, sabendo que, assim como está escrito em Romanos 8.26, todas as coisas contribuirão para o nosso bem. O Senhor tem propósitos superiores para todos nós.    

Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

1 Pedro 5. 6 e 7: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós..”

Salmo 40.1: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor.”

Você tem um grande desafio! O desafio de esperar que, no tempo de Deus, as coisas aconteçam. Quando você está cheio do Espírito Santo, o tempo de espera vira um período de preparação, de paz e tranquilidade. 

O seu desafio é, a despeito de qualquer situação, manter o equilíbrio e confiar no Senhor. 

Salmo 121.1 e 2: “Elevo meus olhos para os montes; de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, criador dos céus e da terra.”

Salmos 125.1: “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.”

Aprenda a passar pelos dias maus, porque eles não duram para sempre. 

Eu declaro que você viverá o versículo 8 de Eclesiastes 3: Há tempo de guerra, mas haverá tempo de paz!.

Depois que Davi finalmente conquistou Jerusalém, ele teve paz! 

Há tempos de tormentas, mas haverá tempos de calmaria. Mesmo que pareça impossível, você vai viver, sim, um tempo de paz na sua família, no seu trabalho, nos seus relacionamentos, na sua vida financeira, porque os propósitos de Deus, que são superiores, vão se cumprir na sua vida!

Hebreus 8.6: “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.”

Descanse, porque o Senhor é o seu pastor, e nada te faltará! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.