segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Vencendo o mal praticando o bem





Gálatas 6.9: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.”

Esta mensagem deixada pelo apóstolo Paulo nos ensina um principio que é fundamental para todas as áreas de nossas vidas.

Hoje, eu gostaria de abordar alguns detalhes deste versículo.

Ele começa dizendo: “Não se canse de praticar o bem!”. O que isso significa? Que praticar pode, sim, cansar.  Por quê? Por que, muitas vezes, nós praticamos o bem, mas só recebemos o mal!

Em vez de receber amor ou um simples gesto de carinho, muitas vezes, somos traídos, enganados, humilhados ou incompreendidos!

Essas injustiças nos levam a um terrível desgaste emocional. E esse desgaste é uma grande armadilha porque nos torna amargos, egoístas e tão cruéis quanto aqueles que tanto nos prejudicaram.

Somos tentados, todos os dias, a praticar o mal. Por isso, precisamos sempre nos renovar no Senhor. Em vez de olhar para os lados, em vez de questionar por que, muitas vezes, aquela pessoa que tanto te prejudicou aparenta estar melhor do que você, olhe para o alto!

Por exemplo, se o seu colega de trabalho foi promovido porque forjou resultados ou se apropriou de resultados alheios, em vez de seguir seus passos, busque estratégias no Senhor e trabalhe incansavelmente para apresentar resultados melhores e verdadeiros... Busque se superar e se aperfeiçoar... No tempo certo, você será reconhecido... E, além de ser promovido, você se manterá no cargo...

Será que aquele outro colega terá competência para se manter naquela posição? Com certeza não, porque ele não se preparou para isso... Mas você, sim! Chegar ao pódio é fácil, mas se manter, não... Então, independente das circunstâncias, continue praticando o bem, continue sendo fiel, continue sendo honesto, continue sendo verdadeiro, continue sendo humilde, continue semeando... Não importa se os outros merecem! O que importa é ter consciência tranquila e o coração limpo diante de Deus!

Na passagem que inicia nosso estudo Paulo continua, dizendo: “... porque a seu tempo ceifaremos...”

Nosso trabalho, no Senhor, nunca é em vão! No tempo certo, você colherá todo o bem que você semeou.

Agora, se nesse intervalo, você praticar o mal, o vento levará todas as suas sementes!

E, para finalizar, ele reforça: “... se não desfalecermos”. Não entregue os pontos! Seja perseverante! Ainda que você esteja ferido, caminhe! Porque, no final deste ciclo, com certeza, você levantará as mãos e dirá: “Valeu a pena!”.

Salmos 126.5: “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.