domingo, 22 de janeiro de 2023

Como transformar crises em oportunidades?



Romanos 12.21: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

2 Coríntios 12.1 a 5: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”

Gênesis 46.1 a 7: “Partiu, pois, Israel com tudo o que possuía, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai. Falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação.

Eu descerei contigo para o Egito e te farei tornar a subir, certamente. A mão de José fechará os teus olhos. Então, se levantou Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram Jacó, seu pai, e seus filhinhos, e as suas mulheres nos carros que Faraó enviara para o levar. Tomaram o seu gado e os bens que haviam adquirido na terra de Canaã e vieram para o Egito, Jacó e toda a sua descendência.

Seus filhos e os filhos de seus filhos, suas filhas e as filhas de seus filhos e toda a sua descendência, levou-os consigo para o Egito.”

Existe uma série de exemplos de fé e superação. São pessoas que saíram de uma condição de miséria, trabalharam incansavelmente e se tornaram grandes empresários e empreendedores.

Quem diria que um simples camelô poderia se tornar um dos comunicadores mais respeitados do país, ser bilionário e dono de um grande império? Esta foi a trajetória de Silvio Santos.

Qual é o segredo de pessoas como ele? Enxergar a vida de uma maneira diferente e transformar crises em oportunidades!

O ambiente que construímos internamente determina tudo.

Mateus 6.22 e 23: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”

Muitas pessoas querem chegar ao topo da montanha, mas poucos estão dispostos a escalá-la e encarar esta longa e intensa jornada.

Ao longo da nossa caminhada, é normal nos depararmos com fracassos. O que não podemos é permitir que estes percalços descaracterizem nossa personalidade.

As maiores e mais importantes invenções da humanidade surgiram em momentos de crise.
Precisamos aprender a ter uma leitura positiva dos fatos.

Os fracassos fazem parte da nossa jornada de aprendizado. Precisamos ter consciência de que nada é “contra nós”, mas “para nós”. Nada acontece para a nossa destruição, mas para a nossa evolução.

Não permita que as notícias ruins, a crise econômica e as ameaças afetem sua produtividade.

Lembre-se de que o Senhor é contigo! Em vez de alimentar seus medos, alimente sua fé! Ela é a força interior que você precisa para romper todas as barreiras!

Como receber este poder de superação?
  
1- Desenvolvendo uma gestão emocional


Quando perdemos o domínio de nossas emoções, automaticamente, perdemos o controle das situações.

Provérbios 23.7: “Como o homem imagina em sua alma, assim ele é.”

Filipenses 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece!”

Um grande exemplo de gestão emocional foi Davi, que, diante das ameaças de Golias, não fraquejou.

2- Desenvolvendo uma gestão de decisões! 


Deuteronômio 30.19: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida”

José foi humilhado, desprezado e injustiçado. Mas ele sabia que o poço não era o seu destino final. Ele manteve seus sonhos vivos dentro de si!

Apesar de ter sido vendido como escravo, emocionalmente, José era livre! Em tudo, dava o seu melhor.

Sua dedicação o colocou em uma condição de honra na casa de Potifar, mas Deus tinha muito mais para ele.

Após ter sofrido uma grande injustiça, foi preso. Qualquer um, no lugar dele, teria se entregado à depressão. Mas José não assumiu a condição de prisioneiro.

Em sua caminhada, José desenvolveu o dom de governo, pela superação. E, assim, tornou-se um dos homens mais poderosos do Egito.

3- Desenvolvendo uma gestão espiritual


2 Crônicas 29.3: “No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da Casa do SENHOR e as reparou.”

A primeira atitude que Ezequias tomou quando assumiu o reinado no lugar do seu pai, Acaz, foi espiritual.

Este também foi o segredo da maior vitória que ele teve.

2 Reis 19.14 a 19: “Tendo Ezequias recebido a carta das mãos dos mensageiros, leu-a; então, subiu à Casa do SENHOR, estendeu-a perante o SENHOR e orou perante o SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. Inclina, ó SENHOR, o ouvido e ouve; abre, SENHOR, os olhos e vê; ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo.

Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras e lançaram no fogo os deuses deles, porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso, os destruíram. Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR Deus.”

2 Reis 19.35: “Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.