terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Semeie boas atitudes!



Gálatas 6. 1 a 10: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.

Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo. Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.  Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”

Esta passagem é profunda aos nossos corações, porque nós estamos vivendo um período de uma tamanha crueldade e de julgamentos.

Paulo fala que, se alguém for pego em um problema, em uma luta ou em um pecado, deve ser exortado com brandura, para que ele possa ser reintegrado à fé, ou seja, não é para ele ser destruído.

Paulo coloca um princípio espiritual muito sério: “Exorte-o para que você não seja tentando por aquilo também.”. Isso significa que a tua conivência pode também trazer aquele mal sobre a tua vida.

Muitas vezes, vemos pessoas sendo coniventes com o pecado alheio ou tendo uma atitude hipócrita de querer repreender, de querer julgar.

A questão é que nós precisamos, em amor, transmitir a palavra da verdade e corrigir a pessoa, porque a correção é algo bom, é algo construtivo. Mas o julgamento é algo terrível, porque possui um objetivo maligno de matar o próximo.  Para ser um abençoador, você precisa estar firmado neste princípio bíblico.

Boas sementes, bons frutos!

Paulo fala sobre as nossas atitudes espirituais em relação à nossa semeadura. Ele não fala de semearmos financeiramente, mas sobre semearmos atitudes! É o princípio de Lucas 6.38, que diz: “Como a medida que você medir será medido também!”.  Ou seja, quilo que você semear, você vai colher.

Existem pessoas que são tão manipuladas espiritualmente, que ficam revoltadas por aquilo que colherem. Só que elas esquecem as atitudes que semearam. Se você semeou vento, com certeza, colherá tempestade.  Se você semeou o mal, com certeza, colherá o mal.


Muitas coisas que você nem percebe estão acontecendo, por causa de uma semeadura. Agora, do Senhor, ninguém zomba! Há muita gente brincando com as coisas de Deus, achando que podem falar e arbitrar em nome d’Ele. Acham que sua vontade pode estar acima da vontade d’Ele.

Andar com Deus é o mesmo que andar na verdade!

Mateus 5.37 “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.”

Guarde o teu coração. Não tenha mais atitudes precipitadas. Busque ter domínio próprio. Tome cuidado, porque uma semeadura errada pode trazer sérias consequências para o futuro!

“O que eu faço agora, Apóstolo? Como faço para matar uma semente ruim?”.  Para semente ser morta, é necessário colocar um veneno, algo que a impeça de germinar. A má semente que você plantou pode ser morta com o perdão, por exemplo.

Você fez mal a alguém? Peça perdão, conserte-se, lave-se no sangue do cordeiro.

Agora, se você for indiferente e não buscar reparar este mal, ele será a sua semeadura.

Persevere!

Paulo também nos ensina sobre a perseverança. Se nós perseverarmos, no tempo certo, nós vamos colher. Mas há um detalhe! Qual? Colheremos se não desanimarmos.

Nós, às vezes, temos um discurso! Se eu perguntar: “Você se considera uma pessoa desanimada?”. Com certeza, a sua resposta será: “Claro que não!”.

Só que o desanimo é uma malignidade tão grande, que te vence pelo cansaço. Você bateu tantas vezes naquela porta que nunca se abre. Isso te gera um sentimento tão forte de derrota, que você vai largando tudo pela metade. Sem perceber, você está sendo roubado na sua colheita.

Hebreus 10.35: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”

Você precisa fazer um autoavaliação e observar qual é a origem do seu desânimo, porque ele mata o seu futuro.

Vou dar um exemplo de perseverança. Para ser curado da lepra, Naamã tinha que dar sete mergulhos. Se ele mergulhasse apenas seis vezes, nada aconteceria. Ele tinha que ir até o fim.

Portanto, você tem de estar preparado e fortalecido para colher, e o Senhor vai te abençoar. Não se canse. Às vezes, dá uma canseira de fazer bem. Você faz o bem e só recebe paulada. Mas Paulo nos ensina: “Não se canse de fazer o bem, porque, quando você paga o mal com o bem, você está sendo beneficiado, porque este é o principio de colheita.”. É só questão de tempo.

Independente das recompensas, continue praticando o bem. Foi assim que Jesus fez lá na cruz quando todos os homens o agrediam. Cristo ainda clamou por eles: “Pai, perdoai-os, porque não sabem o que fazem.”. Ali, ele esteva fazendo o bem para a humanidade, e não desistiu.

Então, não desista. Deus é por você. Fique firme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.