domingo, 5 de março de 2023

Como estimular a criatividade em tempos de crise



1 Samuel 21.10 a 15: “Levantou-se Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? Davi guardou estas palavras, considerando-as consigo mesmo, e teve muito medo de Aquis, rei de Gate.

Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das portas e deixava correr saliva pela barba. Então, disse Aquis aos seus servos: Bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?”

Inovar é um grande desafio, principalmente em momentos de crise ou quando estamos trabalhando na mesma empresa há anos.  É muito comum nos acomodarmos ou desfalecermos! Mas precisamos ter consciência de que podemos ir além. Você pode, sim, muito mais do que tem feito. Você pode criar oportunidades, em vez de simplesmente esperar que elas aconteçam.

Davi era um homem excepcional. Ele construiu uma jornada impressionante de conquistas e vitórias. De um simples pastor de ovelhas, tornou-se um respeitado e temido guerreiro. E, obviamente, sua ascensão começou a incomodar algumas pessoas.

Um dos obstáculos enfrentados por pessoas de sucesso é a inveja! As vitórias de Davi geraram este sentimento em Saul, que, em vez de torná-lo um grande aliado ou de escolher o caminho da evolução, persegui-o covardemente para matá-lo. Saul era um adversário antiético!

Davi ia de cidade em cidade, para fugir da ira de seu inimigo opressor e acabou se refugiando em Gate, uma região dominada por filisteus – povo que temia Saul. Davi, obviamente, estava disfarçado, mas alguém o reconheceu e o denunciou para Aquis, rei daquela cidade.

Em vez de enxergar em Davi um aliado em potencial, Aquis pensou que ele era um espião de Saul.

Diante da eminência de uma demissão, de uma falência, do rompimento de uma sociedade, não tem jeito: precisamos encontrar uma alternativa! Precisamos da famosa luz no fim do túnel! E essa luz é a criatividade!

Diante daquela crise, Davi teve uma ideia genial: para preservar sua vida, fez-se de louco, confundido todos daquele reinado.

1 Coríntios 3.18: “Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.”

Existem muitos gênios que foram considerados loucos porque foram ousados!

Uma das características de Deus é criatividade! Basta contemplarmos a natureza. No mundo, existem mais de sete bilhões de pessoas, mas nenhuma é igual a outra!

Romanos 8.17:  “Se nós somos filhos, logo somos também herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo”

Se somos filhos d’Ele, com certeza, herdamos esta capacidade! Estimulá-la ou enterrá-la é uma questão de escolha.

Em vez de encararmos as situações como o fim da linha, precisamos ter consciência de que a necessidade é a matéria prima da criatividade!

E como desenvolver este dom?

1- Não se contentando com a média


A vida é diferente de uma piscina olímpica. Enquanto você ficar na “baliza”, você sempre será uma pessoa limitada!

Gálatas 5.1: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”

Para ser livre, você precisa romper com todas as crenças limitantes.

2- Virando o disco!


Isaías 43.19: “Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.”

A rotina é fundamental, quando o assunto é disciplina. Mas não podemos cair no ativismo! Não podemos sempre “fazer mais do mesmo”. Precisamos nos libertar de todo o tipo de aversão às mudanças.

Quem não sabe se reinventar e se renovar sempre ficará para trás!

Por isso, em vez de se comparar com os outros e se acomodar, busque ser o seu melhor a cada dia!

É tempo de sair do lugar-comum! É tempo de sair da zona de conforto. Não se contente com a média!

Atos 17.22 e 23: “Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.”

Paulo ganhou todos por mostra algo novo: “O Deus Desconhecido”. Ele despertou a curiosidade deles! Ele mostrou aos atenienses que existia outro caminho.

3- Ache um cesto para driblar os problemas


2 Coríntios 11.32 e 33: “Em Damasco, o governador da cidade, sob a autoridade do rei Aretas, vigiava a cidade dos damascenos com o firme propósito de prender-me. Todavia, através de uma janela, desceram-me muralha abaixo dentro de um cesto. E assim, fui livrado das mãos dele. O espinho na carne e a glória.”

Paulo estava em sua missão de levar a mensagem do evangelho. Mas isso incomodava alguns poderosos da terra, como foi o caso do governador de Damasco, que pediu sua prisão.

A cidade estava completamente cercada por uma muralha. Para sair daquela situação de extrema pressão, em vez de se entregar ao desespero, Paulo foi criativo: desceu do muro dentro de um cesto.

Antes de desfalecer diante das dificuldades, lembre-se de que a necessidade ativa a criatividade, e a criatividade abre caminhos!

Serviço:
Prosperity
Data: às segundas-feiras
Horário: 20 horas
Local: Todas as Igrejas Renascer em Cristo
Endereço da sede internacional: Rua Dr. Almeida Lima, 1.290 – Mooca


Redação iGospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.