segunda-feira, 6 de março de 2023

Uma vida sem frutos é uma vida sem propósitos


Mateus 21. 18 a 22: “Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!

Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.”

Nesta passagem, nós vemos que Jesus estava com fome, mas não encontrou frutos naquela figueira. Ele teve uma grande decepção ao encontrar somente folhas. Isso é uma grande lição para nós, porque há homens que causam profundas decepções. O que é uma decepção? É uma expectativa não correspondida. É algo que traz muita tristeza.

O que podemos aprender com este episódio?

Em primeiro lugar, era época de frutos, mas a figueira não tinha frutos

É triste quando alguém tem raízes, alimentos, solo fértil, mas não tem frutos. Isto é um potencial perdido.

Judas 1.11 e 12: “Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.”

É tempo de dar frutos. Que você não seja apenas uma figueira cheia de folhas.

Em segundo lugar, a árvore tinha beleza, mas não tinha conteúdo

Frutos são gerados com dores, com sacrifícios. Há pessoas quem vivem um evangelho raso, porque não pagam um preço. Há muitas pessoas que vivem um evangelho cheio de discursos, mas pobre de atitudes.

Quando uma árvore não dá frutos, ela não sofre, porque deixa de extrair água da terra, de extrair minerais, e não precisa de alimentos para alimentar o fruto.  Deus não procura aparência, mas essência e conteúdo.

Quando Samuel chegou à casa de Jessé para ungir o futuro rei de Israel, ele olhou para Davi e não enxergou potencial, mas o Senhor disse: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.”.

Em terceiro lugar, esterilidade atrai maldição

Os discípulos se assustaram porque Jesus amaldiçoou a figueira! Mas, sinceramente, não tinha mais sentido ela continuar ocupando espaço na terra.

Em João 15.5, Ele disse: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda!”.

Em Mateus 7.16, Jesus também afirmou: “Pelos frutos, vos conhecereis!”.

Que, a partir de hoje, você produza os frutos que o Senhor espera.

Em quarto lugar, precisamos ter uma fé inabalável

Se tivermos fé, faremos as mesmas obras que Jesus realizou e maiores ainda.  Jesus disse: “Tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis!”.

Chegou o tempo de abandonar a esterilidade. Tenha uma vida de frutos que alegram Jesus! Eles, com certeza, te habilitaram para coisas superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.