quarta-feira, 1 de março de 2023

Respire fundo e mergulhe!



1 Reis 5.1 a 15: “Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso. Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel. Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais.

Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo. Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.

Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação. Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.

Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.”

Como as Escrituras Sagradas nos mostram, o Senhor tinha um caminho diferente para Naamã. Sua fortuna e influência não poderiam salvá-lo daquela doença mortal.

A cura dele estava em Israel, onde pode conhecer o poder ilimitado e transformador de Deus.

O que ele precisava, assim como nós precisamos para sermos curados e libertos de nossas lepras emocionais e mentais:

1- Seguir a direção correta (revelação)

Provérbios 14.12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.”

Em tudo, precisamos buscar uma direção do Senhor, para não sermos guiados por deduções, opiniões e pela nossa autossuficiência.

Naamã foi orientado por uma menina a procurar o profeta Eliseu. Mas ele preferiu se valer de suas influências e envia uma carta ao rei e Israel.

Deus tinha outro rumo para Naamã. Quando ele entendeu isso, caminhou em direção ao profeta Eliseu. Aquela viagem o colocou na rota do seu milagre tão esperado.

João 4.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

O nosso caminho de transformação é Jesus Cristo!

2- Dar ouvidos à voz profética (obediência)

Hebreus 3.7 e 8: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto...”

Sem humildade, não existe transformação. Qual foi a direção do profeta para Naamã? Mergulhar sete vezes no Rio Jordão. Obviamente, ali havia outros rios mais atraentes. Mas o mover de cura estava somente em um lugar.

Precisamos ter consciência de que não adianta ter beleza, dinheiro, influência, fama... e continuar leproso... Sem Deus, não somos nada!

Quando não damos ouvidos à voz d’Eele, perecemos no deserto, assim como aquela geração que saiu do Egito.

3- Mergulhar sete vezes, segundo a palavra (perseverança)

Naquele sete mergulhos, houve a manifestação dos Sete Espíritos de Deus!

Isaías 11.2: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.”

Apocalipse 1.4: “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono...”

Naamã se esvaziou de sua posição humana e dá os sete mergulhos! Ele saiu de lá completamente curado e restaurado.

Ele volta ao profeta, reconhecendo que não há outro deus como o Deus de Israel.

Através da sua vida, o Senhor manifestará a glória d’Ele aqui na terra!

A sua cura não está na superfície. Por isso, mergulhe! Entregue-se ao amor de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.