segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Não entregue os pontos!


Neemias 4.6 a 15: “Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar. Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados. Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali.

Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite. Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos; de maneira que não podemos edificar o muro. Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.

Quando os judeus que habitavam na vizinhança deles, dez vezes, nos disseram: De todos os lugares onde moram, subirão contra nós, então, pus o povo, por famílias, nos lugares baixos e abertos, por detrás do muro, com as suas espadas, e as suas lanças, e os seus arcos; inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa. E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos e que Deus tinha frustrado o desígnio deles, voltamos todos nós ao muro, cada um à sua obra.”

Aproximadamente 20 dias após o início da obra, em um ritmo acelerando e trabalhando dia e noite, o muro de Jerusalém já estava na metade. Era uma obra desgastante e difícil. Eram poucos recursos e muito trabalho. Mas, existe um detalhe importante e essencial: todos estavam animados. É exatamente sobre isso que eu quero falar com vocês.

Para a obra de Deus ser realizada em sua vida, você precisa ter ânimo. É um grande erro achar que tudo depende somente do Senhor. Ele já ordenou e já determinou que a obra será realizada. Mas o que mais precisa ser feito? A tua parte. Seja forte, corajoso e perseverante, porque o teu ânimo é o fator determinante para que você possa superar todos os obstáculos que o inimigo colocar no meio do caminho.

Quem está desanimado não tem sintonia com o Espírito Santo de Deus. O desânimo não vem de Deus, é uma força demoníaca para te paralisar.

O povo estava fazendo a obra com muita disposição, mas o que aconteceu depois? Veio o percalço. Sambalate e Tobias se levantaram e afirmaram: “Essa obra não será concluída!”.

Qual é o objetivo do inimigo? Tirar a alegria do coração e a esperança de que o milagre vai acontecer. Por dez vezes, aqueles homens se levantaram contra a obra, mas Neemias teve um posicionamento: não aceitar a mentira do inferno, afinal, os muros já estavam na metade.

Ele chamou os trabalhadores e disse: “Não permitam que esta obra pare. Trabalhem! Trabalhem pelo Senhor, pela sua casa, pelos seus filhos... E o Senhor vai nos dar graça”.

Querido, não morra na véspera. Não fique acabado antes de saber qual é o final de Deus. Comece a lutar nesta força e nesta determinação!

O inimigo está dizendo que obra não será realizada e, aos seus olhos, não há perspectiva para o dia da grande inauguração. Mas Deus já determinou, então, renove suas forças e continue. Não desista da reconstrução da sua vida profissional, ministerial, familiar...

Você vai se levantar, e os seus opositores serão envergonhados, assim como aconteceu com Sambalate e Tobias.

Neemias 6.15: “Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.