segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A arrogância leva à destruição


João 13.12 a 20: “Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.

Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU. Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe aquele que me enviou.”

Eu estava meditando nesta Palavra, e eu estive pensando: Por que algumas pessoas se colocam acima da verdade?

Em sua carta a Timóteo, Paulo fala que, nós últimos dias, os homens seriam arrogantes, jactanciosos e cheios de si.

Não é preciso ir muito longe para constatarmos que nós já estamos vivendo estes dias.

Por que existe tanta intolerância? Por que algumas pessoas insistem em se acharem superiores em relação aos demais? Todos somos iguais! Todos nós dependemos da graça do Senhor.

Tome cuidado para que este sentimento de autossuficiência e de superioridade não encontre um espaço no seu coração, porque a arrogância precede a queda!

Foi exatamente isso o que aconteceu com Satanás. A arrogância dele o levou à rebelião e, consequentemente, a um caminho sem volta.

Na passagem que abriu nosso estudo de hoje, vemos que, a partir de uma atitude de humildade de Jesus Cristo, houve a revelação de Judas, o traidor.

Avaliando a postura de Judas, eu notei que ele também foi roubado por causa da arrogância. Como cuidava das finanças, ou seja,  exercia um cargo de confiança que exigia um determinado conhecimento, eu acredito que ele se achava superior aos demais.

Nós precisamos destruir este poder do nosso interior antes que ele nos destrua. Precisamos entender que, sem Cristo, não somos nada.

João 15.5: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Siga o exemplo de Cristo, que lavou os pés de seus discípulos, praticando, assim, a tolerância e a humildade.

Jesus conhecia a personalidade de cada um deles. Conhecia suas virtudes e também seus defeitos. Mesmo assim, fez questão de lavar seus pés.

Jesus também mostrou que eles também teriam que adotar aquela prática: “Vocês também vão lavar os pés um dos outros!”.

Eu acredito que Ele não estava se referindo a apenas um sentido literal, mas ao fato de que também devemos nos colocar no lugar das pessoas, devemos também “calçar seus sapatos”. Precisamos buscar entender as lutas dos nossos irmãos e nos compadecer.

Querido leitor, a intolerância escraviza, mata, destrói, mas a humildade e a tolerância abrem caminhos! A humildade é uma característica dos fortes, dos grandes, dos sábios, dos vencedores...

Que, a partir de hoje, você busque ter este mesmo posicionamento. Que, a exemplo de Cristo, você possa, não só lavar os pés dos seus amados, mas do traidor também. Ali, no meio dos discípulos, também estava Judas.

Naquele momento, Jesus também mostrou a manifestação de um amor que cobre multidão de pecados e que traz a revelação do que estava oculto.

Quando Jesus disse que devemos amar o próximo como a nós mesmos, Ele não citou nenhum tipo de condição. Ele não disse: “Ame o justo, ame o bom, ame o honesto...”. Ele apenas disse: Ame!”. Isso inclui também os nossos inimigos e aqueles que nos fizeram mal e, talvez, nem tenham se arrependido disso.


Que você também possa adotar este comportamento e viver um testemunho de um verdadeiro cristão, assim como Jesus nos ensinou, em Suas palavras e em Suas atitudes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.