quinta-feira, 11 de agosto de 2022

19 práticas da atualidade que devemos abandonar


2 Timóteo 3.1 a 9: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.”

Apesar de ser um alerta, esta Palavra, infelizmente, tem sido ignorada por muitos.

Paulo teve uma revelação de Deus sobre os últimos tempos. Eu acredito que é uma revelação referente aos dias que estamos vivendo. Ele lista 19 características que são peculiares à personalidade do ser humano.

Com base nesta passagem, eu te pergunto: Paulo errou em alguma coisa? Não é assim que os homens são hoje?

Para que estas características destruidoras não se manifestem em nossas vidas, nós precisamos:

Em primeiro lugar: Vigiar e orar!

Ore e lute, com todas as suas forças, contra estas malignidades. Ore e lute para que você não seja envolvido. Lembre-se de que é uma questão de escolha!

João 3.6: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.”

1 João 5.18: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.”

Se você tem algumas das caraterísticas que Paulo citou, limpe-se!

Em segundo lugar: Examine-se!

Nestes anos todos de ministério, o que eu mais vejo, quando abordamos qualquer assunto mais sério, são pessoas dizendo: “Olha, que pena que fulano não está aqui, porque ele está precisando, e muito, ouvir esta palavra.”. E eu sempre pergunto: “E você? Não está precisando também?”. 

Examine-se! Como você tem tratado sua esposa? Como você tem tratado seus filhos? Como você tem tratado seus colegas de trabalho? Como você tem tratado as pessoas da igreja? Como você tem se tratado?

Se você não tem domínio próprio, é cruel, jactante, orgulhoso... o mais prejudicado é você mesmo!

Em 1 Coríntios 11.28, está escrito: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice...”.

Examinar-se significa assumir uma consciência! E, se hoje, você tem consciência de uma destas características na sua vida. Limpe-se!

João 15.2: “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”

Querido, não dá mais para você continuar desta forma! Não dá mais para você ser a mesma pessoa que foi ontem. Busque ser melhor. Deixe a Bíblia de instruir.

Em terceiro lugar: Livre-se do que pode te destruir!

Livre-se do espírito de Coré – aquele que se rebelou contra Moisés –, livre-se das línguas venenosas!

Paulo nos alerta sobre as pessoas que agem sorrateiramente, pois são desleais, são como um câncer que se espelha e destroem vidas, famílias, ministérios...

Não deixe que esta contaminação entre na sua casa! Afaste-se dos maledicentes! São pessoas que têm a mante fechada em relação à fé. Pessoas assim são como Janes e Jambres, que resistiram a Moisés e à verdade.

Querido, em nome de Jesus, quebre todo o mal da sua vida. Limpe-se do sangue do Cordeiro.

Em vez destas características malignas que foram citadas no início do nosso estudo, busque ter o fruto do Espírito Santo e seja guiado por Ele.

Gálatas 5.22 e 23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

Se você está desequilibrado, sem controle emocional, se você abandonou a fé porque foi tomado por este mal invisível, volte para os caminhos do Senhor. Ele está te chamando para viver um novo tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.