segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Viver na dependência de Deus



Lucas 21.1 a 4: “Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.”

O Senhor Jesus nos dá uma tremenda lição. Muitas pessoas estão com a vida amarrada por causa de suas escalas de prioridades.

Mateus 6.21: “Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração”.

Onde está o seu coração? Você tem servido a Deus com integridade? Você ama Deus sobre todas as coisas? A sua relação com Deus está acima de tudo? Se não estiver, o seu coração, certamente, está corrompido.

Em Jeremias 17, está escrito que o nosso coração é desesperadamente corrupto, ou seja, ele pode, sim, nos levar a inverter nossa escala de prioridades.

Colocar algo ou alguém acima de Deus é sinal de idolatria. Há pessoas, situações e coisas que, sem perceber, você tem colocado no lugar do único que é digno de toda honra, glória e louvor.

Talvez, você esteja idolatrando sua casa, seus filhos, seu emprego, ou até mesmo uma enfermidade, porque você tem vivido em função dela. É ela quem determina seu humor e sua rotina. Talvez, você esteja idolatrando um relacionamento. Você, de repente, deixou os amigos, a família e o ministério de lado.

Em Mateus 6.33, Jesus disse: Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”. Uma das leis deixada pelo Senhor foi “não terás outros deuses além de mim.”.

Está na hora de você rever sua escala de prioridades. Está na hora de você, verdadeiramente, entregar seus caminhos ao Senhor, confiar n’Ele, porque o mais Ele fará.

Naquele momento de entrega de ofertas, Jesus viu os ricos entregando esmolas e não deu muita importância porque, simplesmente, era um ato religioso. Um ato religioso, sem amor e sem um propósito não diz nada diante de Deus. Mas, na sequência, chega aquela viúva pobre e entrega duas moedinhas. 

Com certeza, em comparação às outras ofertas, aquele valor era baixo, mas Jesus Cristo não olha o valor que nós entregamos, mas o nosso coração. Ela entregou tudo o que tinha! Se o Bill Gates, por exemplo, entregasse tudo o que tem, ou seja, bilhões e bilhões, proporcionalmente, seria a mesma oferta que a aquela viúva entregou. Tudo é tudo, não importa se a pessoa possui muito ou pouco.  

Aquela mulher era desprendida, era liberal. Ela não estava preocupada com o dia de amanhã, mas em agradar a Deus.

Você tem entregado tudo ao Senhor? Ou você tem agido como aquele mancebo de “qualidade”, que não quis abrir mão de suas riquezas para seguir Jesus?

Aquela viúva tinha em seu coração a verdade de Gálatas 5.1: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”.

Abrir mão de tudo o que gostamos e da segurança humana é sinal de muita fé.

Hebreus 10.38: “Mas o justo viverá pela fé...”

Hebreus 11.6: “Sem fé, é impossível agradar a Deus...”

Aquela viúva entregou uma oferta similar à oferta de Ester. Ester arriscou sua própria vida: “Se perecer, pereci!”. A fé delas estava acima de tudo, porque elas sabiam que estavam em um plano superior.

Nós precisamos colocar nosso coração no lugar certo. Precisamos exercitar mais a fé que pregamos e a verdade que acreditamos!

Sabe qual foi o fim daquela viúva? Dias de suprimento, dias de viver o que aquelas duas moedinhas jamais proporcionariam a ela. Precisamos ter consciência de que sempre, sempre, sempre o fruto será maior que a semente!

Aquela mulher aprendeu a viver na dependência de Deus e a viver a verdadeira liberdade no espírito.

 João 8.38: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Tenha convicção de que o Senhor jamais de abandonará ou te desamparará. Nele, o seu trabalho não é vão. Que a atitude desta viúva seja um grande exemplo para a sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.