segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Cuidado com a autossabotagem!


Isaías 11.2: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.”

2 Coríntios 6.12: “Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.”

  
Nossa mente é formada por lembranças e informações que recebemos ao longo de nossa história. Podemos concluir que ela é um campo de batalha e que pode se tornar escravizante e limitadora.

As restrições mentais e emocionais que possuímos são oriundas de traumas, fracassos e conceitos errados que adquirimos na nossa infância, por exemplo. Mas podemos nos libertar de tudo isso, tendo a consciência de que nada acontece “contra nós”, mas “para nós”. Nada acontece para a nossa destruição, mas para a nossa evolução! 

As restrições mentais obstruem a criatividade e a agilidade que precisamos para resolver problemas. Impedem-nos de enxergar que, em momentos de crise, também podem surgir grandes oportunidades.

Depende de você ser uma pessoa limitada ou de sucesso, pois é a sua mentalidade que determina seus sentimentos e comportamentos!

O que te impede, muitas vezes, de avançar são os pensamentos que você tem ao próprio respeito. Isso ocorre quando você se enxerga inferior, indigno e incapaz! É quando você não tem perspectivas de futuro! É quando você anula dentro de si todas as possibilidades.

Na Palavra de Deus, há um termo chamado “Metanoia”, que, ao pé da letra, significa: “além da mente”. É o processo de renovação e expansão da nossa capacidade mental! Quem não passa por ele sempre será escravo de um passado que não tem futuro!

Se eu não busco transformação, se eu não busco evolução, se eu não busco renovação, eu fico para trás, não tem jeito! O mundo está em constante evolução. Por isso, precisamos nos atualizar todos os dias e sempre procurar fazer algo novo.

Isaías 54.2: “Alarga o espaço da tua tenda, estende as cordas, reforça as estacas.”

Para passarmos por este processo de expansão, é necessário:

1- Ter uma mente forte que domina emoções


Com o passar dos dias, nossa mente fica sobrecarregada, gerando um grande esgotamento físico.  E esse cansaço somado às situações de pressão resulta também em um grande desgaste emocional. É daí que vem aquela expressão “minha cabeça vai explodir”.

Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

Quando perdemos o domínio de nossas emoções, automaticamente perdemos o controle das situações.

Quando perdemos o domínio mental, agimos de acordo com os nossos impulsos e instintos e, consequentemente, cometemos loucuras. Quando nos damos conta, já é tarde demais.

Antes que você coloque tudo a perder, estabeleça este domínio! Como? Filtrando os seus pensamentos e levando em consideração as consequências.

Existem duas técnicas que podem te ajudar:

- Contar até dez”

É um método infalível! Assim, você ganhará tempo para filtrar as informações que você recebeu e não, simplesmente, reagir de acordo com os seus impulsos ou dominado pelo desespero.

Quem pensa toma decisões sábias e assume o controle. Quem não pensa é manipulado e controlado pelas situações. 

Tiago 1.5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Ter domínio mental é não ceder às provocações, é manter o foco nos seus objetivos!

-Teste seu entendimento

Quando você estiver no limite das suas emoções, antes de agir ou falar, pense: “Será que é isso o que eu quero transmitir para as pessoas?; “Será que é este o conceito que eu quero que elas tenham de mim?”; “Entregar-me ao desespero vai ajudar ou piorar a situação?”.

Lembre-se de que as piores decisões são as emocionais.

2- Ter uma mente livre para expandir e sonhar!


Provérbios 23.10: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é”

Elimine, diariamente, todo o “lixo mental”. Em vez de alimentar seus medos, alimente sua fé!

Hebreus 11.1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

Romanos 8.24: “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?”

Os “nossos impossíveis” nos impedem de sonhar e, consequentemente, de realizar!

Romanos 7.25: “... graças a deus por Jesus cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”

Quem é livre mentalmente nunca será escravo fisicamente!

João 8.32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Ser livre mentalmente é ter consciência de que não importa de onde você veio e o que pensam ao seu respeito, mas aonde você quer chegar!

Ser livre mentalmente é ter consciência de que as situações não definem quem você é, mas suas escolhas, sim!

Ser livre mentalmente é deixar o passado definitivamente para trás

Uma geração inteira morreu no deserto, pois ainda pensavam como escravos! Eles eram livres fisicamente, mas eram escravos mentalmente!

José do Egito, por outro lado, foi vendido como escravo, mas manteve-se livre mental mente, nunca deixou de sonhar. Por isso, o plano de Deus se cumpriu na vida dele!

Abandone, de uma vez por todas, o papel de vítima e assuma o controle da sua vida!

Lembre-se de que só podemos conquistar o que podemos enxergar! Então, comece, hoje mesmo, a projetar na sua mente as vitórias que você terá!

Gálatas 5.1: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”

Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.